Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Cinema da Geórgia: um Século de Filmes

CCBB mostra tradição do cinema georgiano

Cássio Starling Carlos

Perdida entre tantas repúblicas soviéticas durante o período comunista, a Geórgia é um daqueles países que quase ninguém consegue identificar no mapa. Já sua cinematografia há muito entrou para o panteão da cinefilia, graças aos nomes de Sergei Parajanov, Otar Iosseliani e Mikhail Kalatozov.

Além dessas celebridades, a tradição do cinema georgiano, cuja originalidade deve-se à mistura de humor, sátira, música e poesia, pode ser conhecida no ciclo Cinema da Geórgia: um Século de Filmes, até o dia 27 no CCBB.

Com 12 títulos, o ciclo reúne obras feitas desde 1928, ano de produção de "Eliso", uma história de amor durante a invasão russa. Do ano seguinte, "Minha Avó" é uma sátira ao estatismo soviético, que ficou proibido por 40 anos.

Um dos tesouros da mostra é "Sal para Svaneti", de Mikhail Kalatozov, que se tornaria célebre com "Quando Voam as Cegonhas" e "Soy Cuba".

"A Lenda da Fortaleza de Suram", o clássico do estilo inconfundível de Parajanov, é outro programa obrigatório da série, que ainda traz "Novembro" e "Era Uma Vez um Pássaro Negro", dois títulos realizados por Iosseliani antes de sua partida para o exílio francês nos anos 80.

Capa

Natal

As festas mais badaladas do dia 24

Cinema

Estreia a superprodução "Avatar", ficção científica do mesmo diretor de "Titanic"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.