Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Mostras

10 ª RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO

Cinesesc

HOJE, DIA 18

MANHÃ TRANSFIGURADA Brasil, 2009. Direção: Sérgio de Assis Brasil. Com: Manuela do Monte, Rafael Sieg, Paulo Saldanha. 104 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Jovem é obrigada a se casar com um rico estancieiro para resgatar a posição social de sua família. Aprisionada por seu marido e recebendo apenas as visitas do padre e do sacristão, acaba se envolvendo em um triângulo amoroso. 15h.

FLORDELIS - BASTA UMA PALAVRA PARA MUDAR Brasil, 2009. Direção: Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa. Com: Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella e Deborah Secco. 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Baseada em fatos reais, o filme conta a história de uma professora, ex-moradora da favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e sua luta para adotar 50 crianças. 17h.

FIEL - O FILME Brasil, 2009. Direção: Andrea Pasquini. 92 min. Livre. Com depoimentos de torcedores e alguns jogadores do Corinthians, o documentário acompanha a queda do time para a Série B do Brasileiro, em 2007, e a volta por cima no ano seguinte. 19h.

QUANTO DURA O AMOR? Brasil, 2009. Direção: Roberto Moreira. Com: Silvia Lourenço, Danni Carlos, Paulo Vilhena e Maria Clara Spinelli. 83 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Três histórias de amor se cruzam, tendo como cenário a cidade de São Paulo, nas imediações da avenida Paulista e da rua da Consolação. 21h.

AMANHÃ, DIA 19

COCORICÓ - AS AVENTURAS NA CIDADE Brasil, 2009. Direção: Fernando Gomes. Com: Fernando Gomes, Carlota Joaquina, Eduardo Alves, Magda Crudelli. 60 min. Livre. Júlio vai passar as férias na cidade grande com o cavalo Alípio e as galinhas Zazá e Lilica. Lá, visitam a estação da Luz, o Mercado Municipal e o bairro da Liberdade e conversam pela internet com os avós que ficaram no campo. 15h.

OS NORMAIS 2 Brasil, 2009. Direção: José Alvarenga Jr. Com: Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres. 75 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Casal se vê diante de uma crise nos 13 anos de noivado e resolve tomar uma atitude para apimentar a relação: realizar um ménage à trois. 17h.

A FESTA DA MENINA MORTA Brasil/Portugal/Argentina, 2008. Direção: Matheus Nachtergaele. Com: Daniel de Oliveira, Jackson Antunes e Cássia Kiss. 110 min. Não recomendado para menores de 18 anos. Jovem é alçado à condição de líder espiritual numa comunidade ribeirinha do Alto Amazonas ao realizar um "milagre". 19h.

LOKI - ARNALDO BAPTISTA Brasil, 2008. Direção: Paulo Henrique Fontenelle. 120 min. Livre. A cinebiografia de Arnaldo Baptista retrata o músico desde a criação do grupo Os Mutantes. 21h.

DOMINGO, DIA 20

O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES Brasil, 2008. Direção: Rafael Ribas e Walbercy Ribas. 86 min. Livre. Animação com as novas aventuras do Grilo Feliz, um músico de bom coração que sonha realizar um projeto com crianças carentes. Porém, um misterioso inseto gigante atrai as crianças de rua com doces e as obriga a trabalhar. 15h.

TEMPOS DE PAZ Brasil, 2009. Direção: Daniel Filho. Com: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel Filho, Louise Cardoso. 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Em 1945, na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro, ocorre um embate entre o chefe da imigração da alfândega e um ator polonês. 17h.

O MILAGRE DE SANTA LUZIA Brasil, 2008. Direção: Sérgio Roizenblit. 104 min. Livre. O documentário conduzido pelo músico Dominguinhos reúne depoimentos de sanfoneiros brasileiros, mapeando as regiões do país onde a sanfona se estabeleceu. 19h.

SE NADA MAIS DER CERTO Brasil, 2008. Direção: José Eduardo Belmonte. Com: Cauã Reymond, Caroline Abras, João Miguel. 120 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Em São Paulo, quatro jovens em dificuldade financeira se unem para aplicar um golpe e acabam desenvolvendo laços afetivos entre si. 21h.

SEGUNDA, DIA 21

PATATIVA DO ASSARÉ - AVE POESIA Brasil, 2007. Direção: Rosemberg Cariry. 84 min. Não recomendado para menores de 14 anos. O documentário registra a vida e a obra do poeta e compositor Patativa do Assaré (1909-2002), com destaque para o significado de seus poemas, alguns, objetos de denúncia social. 15h.

TERÇA, DIA 22

VERSIFICANDO Brasil, 2009. Direção: Pedro Caldas. 52 min. Livre. Neste documentário, o diretor apresenta as diferentes formas de improvisação poética na cultura musical brasileira. 15h.

UM ROMANCE DE GERAÇÃO Brasil, 2008. Direção: David França Mendes. Com: Isaac Bernat, Lorena da Silva, Susana Ribeiro, Nina Morena. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Escritor esquecido, Carlos Santeiro, de apenas uma obra de sucesso, entrega-se à vodca e às corridas de cavalos. Até que aparece uma jornalista para entrevistá-lo. 17h.

A ILHA DA MORTE El Cayo de la Muerte. Brasil/Cuba/Espanha, 2006. Direção: Wolney Oliveira. Com: Laura Ramos, Caleb Casas, Isabel Santos e Alberto Pujol. 88 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Em 1958, jovem de 20 anos que mora em Havana foge com a família para o interior de Cuba. Lá, apaixona-se por uma mulher e se envolve na produção de um filme romântico, contrariando os apelos do pai revolucionário. 19h.

NADA VAI NOS SEPARAR - OS CEM ANOS DO S. C. INTERNACIONAL Brasil, 2009. Direção: Saturnino Rocha. 116 min. Livre. Documentário sobre o centenário do Internacional, mais famoso time de futebol gaúcho, ao lado do Grêmio. 21h.

QUARTA, DIA 23

DESCAMINHOS Brasil, 2006. Direção: Marília Rocha, Luiz Feli­pe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz, Cristiano Abud. 75 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário feito por oito dire­tores, entre paisagens naturais e urbanas, que propõem uma via­gem antropológica pelas cidades e pela vida das comunidades à margem das ferrovias. 15h.

1983: O ANO AZUL Brasil, 2009. Direção: Carlos Gerbase e Augusto Mallman. 90 min. Livre. Documentário comemora o 25º aniversário da campanha que levou o Grêmio à conquista do título do Mundial Interclubes em 1983. 17h.

A MORTE INVENTADA Brasil, 2009. Direção: Alan Lima. 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Examina o fenômeno chamado de "alienação parental", descrevendo o drama de pais e filhos que tiveram seus elos rompidos a partir de uma separação conjugal conflituosa. 19h.

ANABAZYS Brasil, 2008. Direção: Joel Pizzini e Paloma Rocha. 99 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Codirigido pela filha de Glauber Rocha, o documentário recria a memória em torno da produção de "A Idade da Terra" (1980). 21h.

CINE TELA BRASIL

CEU Caminho do Mar

HOJE, DIA 18, E AMANHÃ, DIA 19

PEQUENAS HISTÓRIAS Brasil, 2007. Direção: Helvécio Ratton. Com: Marieta Severo, Patrícia Pillar e Gero Camilo. 80 min. Livre. Enquanto tece uma colcha de retalhos na varanda de sua fazenda, uma senhora conta histórias criadas pelo imaginário popular. Também será exibido o curta "Osmar, A Primeira Fatia do Pão-de-Forma". 14h30 e 16h.

ROMANCE Brasil, 2008. Direção: Guel Arraes. Com: Wagner Moura, Letícia Sabatella e Andrea Beltrão. 105 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Casal de atores se apaixona durante os ensaios para a peça "Tristão e Isolda". No entanto, quando ela é contratada para trabalhar na TV, a relação dos dois fica abalada. 18h.

ERA UMA VEZ... Brasil, 2008. Direção: Breno Silveira. Com: Thiago Martins, Vitoria Frate, Rocco Pitanga e Paulo César Grande. 117 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Uma menina rica de Ipanema e um garoto da favela vizinha se conhecem na praia e se apaixonam. 20h.

CINEMA DA GEÓRGIA: UM SÉCULO DE FILMES

Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema

HOJE, DIA 18

NOVEMBRO Giorgobistve. Geórgia, 1966. Direção: Otar Iosseliani. Com: Ramaz Giorgobiani, Marina Karcivadze e Giorgi Kharabadze. 79 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Jovem idealista aceita um emprego em uma adega local pertencente ao governo só para descobrir e tornar-se desiludido com a corrupção do Estado soviético. 15h.

ERA UMA VEZ UM PÁSSARO NEGRO Once upon a Time There Was a Singing Black Bird. Geórgia, 1970. Direção: Otar Iosseliani. Com: Gela Kandelaki, Jansugh Kakhidze e Irine Jandieri. 82 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Acompanha Gia, um percussionista que toca em uma orquestra em Tbilisi. O jovem tem que manobrar uma agenda diária lotada e está sempre atrasado. 17h.

A LENDA DA FORTALEZA DE SURAM Surami Fortress. Geórgia, 1984. Direção: Sergei Parajanov. Com: Andjaparidze Veriko, Dodô Abashidze e Sophiko Chiaureli. 88 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Preparando-se para defender sua terra natal contra invasores estrangeiros, os moradores do local constróem uma fortaleza, mas cada vez que as paredes chegam à altura do telhado, desabam. 19h.

AMANHÃ, DIA 19

SAL PARA SVANETIA Salt for Svanetia. Geórgia, 1930. Direção: Mikhail Kalatozishvili. 44 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Mescla de documentário com ficção, mostra os desafios do povo da terra de Svaneti, que têm de se deslocar para baixo das montanhas para encontrar o tesouro, no caso, sal. Também será exibido "100 Years Of Georgian Cinematography". 15h.

MEDO DE MATAR Schussangst. Alemanha, 2003. Direção: Dito Tsintsadze. Com: Fabian Hinrichs, Lavinia Wilson e Johan Leysen. 110 min. Não recomendado para menores de 18 anos. O drama se concentra em Lukas, um solitário jovem cuja vida muda drasticamente quando ele conhece uma bela garota enigmática e que tem uma relação problemática com seu padrasto. 17h.

ERA UMA VEZ UM PÁSSARO NEGRO

19h.

DOMINGO, DIA 20

A LENDA DA FORTALEZA DE SURAM 15h.

MONTANHAS AZUIS OU UMA HISTÓRIA INACREDITÁVEL Blue Mountains or Unbelievable Story. Geórgia, 1983. Direção: Eldar Shengelaya. Com: Ramaz Giorgobiani, Sesilia Takaishvili, Zeinab Botsvadze. 97 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Jovem escritor leva seu novo romance a uma editora. Mas passa outono, inverno, primavera e o material não é lido por ninguém. 17h.

NOVEMBRO 19h.

TERÇA, DIA 22

ELISO Idem. Geórgia, 1928. Direção: Nikoloz Shengelaya. Com: Kira Andronikashvili, Alexandre Imedashvili e Kokhta Karalashvili. 76 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Narra a história de amor entre a chechena Eliso e o georgiano Vajia, enquanto o czar russo tenta desalojar as tribos chechenas para ceder as terras às tribos cazaques. 17h.

MEDO DE MATAR 19h.

QUARTA, DIA 23

ALAVERDOBA Idem. Geórgia, 1962. Direção: Giorgi Shengelaya. Com: Heidar Palavandishvili, Kote Daushvili, Irakli Kokrashvili. 52 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Gurami viaja a Kakheti para assistir a uma das mais antigas festas religiosas. Mas na praça da catedral, ele só encontra pessoas bêbadas e caóticas. Também será exibido "100 Years of Georgian Cinematography". 17h.

O GRANDE VALE VERDE Big Green Valley. Geórgia, 1967. Direção: Merab Kokochashvili. Com: Dodo Abashidze, Lia Kapanadze, Mzia Maghlakelidze. 85 min. Não recomendado para menores de 12 anos. O pastor Sosana vive nas montanhas, em um grande vale verde, com sua família, que recebe a visita de geólogos para pesquisar poços de petróleo. A chegada da civilização destruirá as tradições e a cultura do mundo de Sosana. 19h.

SESSÃO CINÉFILA - TRÊS VEZES ROBERT GUÉDIGUIAN

Espaço Unibanco Augusta - sala 3

AMANHÃ, DIA 19

MARIE-JO E SEUS DOIS AMORES Marie Jô et sés Deux Amours. França, 2002. Direção: Robert Guédiguian. Com: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gerard Meylan. 124 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Drama sobre uma mulher feliz no casamento que se envolve com outro homem e fica dividida entre os dois relacionamentos. 12h.

ÓPERAS DO METROPOLITAN

DE HOJE, DIA 18, A QUARTA, DIA 23

Cine Bombril - sala 1

TURANDOT, DE GIACOMO PUCCINI Direção: Franco Zeffirelli. Com: Maria Guleghina, Marina Poplavskaya, Marcello Giordani e Samuel Ramey. 126 min. Livre. A soprano Maria Guleghina interpreta Turandot, uma impiedosa princesa chinesa, que, movida por um ódio mortal aos homens, sentencia à degola os pretendentes que não conseguirem resolver seus enigmas. 17h40 (projeção digital).

Espaço Unibanco Pompeia - sala 9

TURANDOT 17h30 (projeção digital).

Frei Caneca Unibanco Arteplex - sala 4

TURANDOT 17h30 (projeção digital).

Capa

Natal

As festas mais badaladas do dia 24

Cinema

Estreia a superprodução "Avatar", ficção científica do mesmo diretor de "Titanic"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.