Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 26 DE JANEIRO A 1º DE FEVEREIRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Perfume - A História de um Assassino

Superprodução não capta essência da obra

Sérgio Rizzo

Fala-se inglês na França pré-revolucionária de "Perfume - A História de um Assassino", dirigido por um alemão (Tim Tykwer, de "Corra Lola, Corra"), co-escrito por um inglês (Andrew Birkin, de "O Nome da Rosa") e rodado majoritariamente na Espanha, com elenco internacional. Para ambições globais, dialeto hollywoodiano: eis uma superprodução européia com os cacoetes de um filme industrial americano.

Há a preocupação, por exemplo, com o que alguns chamam de "fidelidade", ou com a proximidade da trama em relação à do romance em que foi baseado, do alemão Patrick Süskind. Como o livro é narrado em terceira pessoa, o filme traz também um narrador (John Hurt, que fez o mesmo trabalho em "Dogville" e "Manderlay"). É ele quem nos apresenta, com distância literária, o assistente de perfumista Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw).

Abençoado (ou amaldiçoado?) por um olfato perfeito, capaz de discernir todos os aromas da natureza, Grenouille se entrega a duas buscas obsessivas: primeiro, capturar a essência de seres humanos; depois, combiná-las em um perfume divino. Não há como alcançar esses objetivos sem se tornar um assassino serial de moças cheirosas, e então, Grenouille (que o romance compara a outras "aberrações" da época, como Sade e Bonaparte) passa a aterrorizar Paris e Grasse no século 18.

Um psicopata, portanto, de quem Süskind falava de "dentro", para que o leitor compreendesse sua tragédia e quase o perdoasse por matar para alcançá-la.

Essa "fidelidade" ao espírito da obra escapou à adaptação, em que movimentos acelerados de câmera e efeitos especiais procuram caracterizar o alcance do nariz fabuloso de Grenouille, como se o virtuosismo habitual de Tykwer compensasse o rosto inexpressivo de Whishaw e trouxesse um pouco de alma a um filme gélido até quando promove uma orgia.
Capa

Noite

Os DJs MKZ, Magrão e Paulão selecionam grooves dançantes na festa Black Jackie

Teatro

Em cinco movimentos, a atriz Denise Stocklos encena frustações em "Olhos Recém-Nascidos"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.