Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Mostras

O CINEMA DE CHANTAL AKERMAN

Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema

QUARTA, DIA 4

CHANTAL AKERMAN POR CHANTAL AKERMAN Chantal Akerman par Chantal Akerman. França, 1996. Direção: Chantal Akerman. 63 min. Livre. Neste episódio da série televisiva "Cinéma, de Notre Temps", a cineasta belga realiza um autorretrato, evocando sua juventude e sua família e levantando questões a respeito da prática cinematográfica. 17h30.

DO LESTE D'Est. Bélgica/França, 1993. Direção: Chantal Akerman. 110 min. Livre. O documentário registra, logo após o fim da União Soviética, uma viagem que percorre o Leste Europeu. 19h30.

QUINTA, DIA 5

HISTÓRIAS DA AMÉRICA: COMIDA, FAMÍLIA E FILOSOFIA Histoires d'Amerique: Food, Family and Philosophy. Bélgica/França, 1988. Direção: Chantal Akerman. Com: Eszter Balint, Kirk Baltz e George Bartenieff. 92 min. Livre. Atores de origem judaica reconstroem depoimentos de refugiados judeus que se instalaram em Nova York. 17h30.

O HOMEM DA MALA L'Homme à la Valise. França, 1983. Direção: Chantal Akerman. Com: Chantal Akerman e Jeffrey Kime. 60 min. Livre. O filme é um diário íntimo da convivência entre uma visita indesejada e a dona do apartamento, que se torna cada vez mais reclusa. Também será exibido o curta "Carta de uma Cineasta: Chantal Akerman", da mesma diretora. 19h30.

SESSÃO CINECLUBE - DOIS EM UM: ANDRZEJ ZULAWSKI E KRZYSZTOF KIESLOWSKI

HSBC Belas Artes - Sala Carmen Miranda

O IMPORTANTE É AMAR L'Important c'Est d'Aimer. Polônia, 1974. Direção: Andrzej Zulawski. Com: Romy Schneider, Fabio Testi e Klaus Kinski. 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um fotógrafo se apaixona por uma atriz em decadência, que só consegue papéis em filmes eróticos, e tenta ajudá-la a alavancar sua carreira. Sex. a qui.: 19h.

NOVO CINEMA INDEPENDENTE ALEMÃO: UMA OUTRA POLÍTICA DO OLHAR

Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema

HOJE, DIA 27

DORMENTE Schläfer. Alemanha/Áustria, 2005. Direção: Benjamin Heisenberg. Com: Bastian Trost, Mehdi Nebbou e Loretta Pflaum. 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um pesquisador recém-chegado à universidade recebe do serviço secreto alemão a missão de espionar um colega argelino, suspeito de pertencer a uma célula terrorista. 15h.

FANTASMAS Gespenster. Alemanha/França, 2005. Direção: Christian Petzold. Com: Sabine Timoteo, Aurélien Recoing e Marianne Basler. 85 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Mulher viaja todos os anos de Paris a Berlim à procura da filha, raptada quase 20 anos antes. Levada para um hospital psiquiátrico na cidade alemã, ela conhece uma jovem e passa a acreditar que a garota é sua filha. 17h.

O IMPOSTOR Falscher Bekenner. Alemanha/Dinamarca, 2005. Direção: Christoph Hochhäusler. Com: Constantin von Jascheroff, Manfred Zapatka e Victoria Trauttmansdorff. 94 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Sufocado pelo amor da mãe, pelas expectativas do pai e pelo tédio do subúrbio onde vive, um garoto começa a escrever cartas anônimas para um jornal, confessando crimes que não cometeu. 19h30.

AMANHÃ, DIA 28

SAUDADE Sehnsucht. Alemanha, 2006. Direção: Valeska Grisebach. Com: Andreas Müller, Ilka Welz e Anett Dornbusch. 88 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um torneiro mecânico casado, que vive em um vilarejo nos arredores de Berlim, apaixona-se por uma garçonete durante uma viagem de trabalho e entra em um trágico conflito de sentimentos. 15h.

LUGARES EM CIDADES Plätze in Städten. Alemanha, 1998. Direção: Angela Schanelec. Com: Sophie Aigner, Vincent Branchet e Katharina Eckerfeld. 117 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Garota alemã conhece um rapaz durante uma viagem à França com o colégio e passa a noite com ele. Quando volta para casa, ela descobre que está grávida e decide retornar a Paris. 17h.

MADONAS Madonnen. Alemanha/Bélgica/Suíça, 2007. Direção: Maria Speth. Com: Sandra Hüller, Susanne Lothar e Luisa Sappelt. 125 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Uma mãe solteira com cinco filhos tenta criar e manter unida uma família, coisa que ela própria não teve. 19h30.

DOMINGO, DIA 1 º /3

ENTARDECER Nachmittag. Alemanha, 2007. Direção: Angela Schanelec. Com: Jirka Zett, Miriam Horwitz e Angela Schanelec. 97 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Livre adaptação da peça "A Gaivota", de Tchecov, o longa retrata o encontro de uma atriz de teatro com seu irmão mais velho e seu filho, sob os quais paira uma atmosfera de cansaço, tristeza e amor perdido. 15h.

FÉRIAS Ferien. Alemanha, 2007. Direção: Thomas Arslan. Com: Angela Winkler, Wigand Witting e Karoline Eichhorn. 91 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Mulher vive em uma casa de campo isolada com o marido e um filho. No verão, a chegada das filhas de seu primeiro casamento e de sua mãe doente traz à tona delicadas questões familiares. 17h.

YELLA Idem. Alemanha, 2007. Direção: Christian Petzold. Com: Nina Hoss, Devid Striesow e Hinnerk Schönemann. 89 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Mulher muda de cidade e começa um novo trabalho enquanto tenta deixar para trás um passado de violência doméstica. 19h30.

BERLIN ALEXANDERPLATZ

Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto

HOJE, DIA 27

BERLIN ALEXANDERPLATZ 7 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. A série, dividida em 14 episódios, narra a trajetória de um homem que tenta começar uma nova vida em Berlim nos anos 1920, após cumprir quatro anos de prisão. No sétimo episódio, "Lembre-se: Um Juramento Pode Ser Amputado", o protagonista se recupera de um acidente que causou a amputação de seu seu braço esquerdo. 16h.

BERLIN ALEXANDERPLATZ 8 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o oitavo episódio da série: "O Sol Aquece a Pele, mas às Vezes Queima", no qual o protagonista se envolve num negócio sujo com um homem que conheceu num cabaré e se apaixona por uma prostituta. 18h.

BERLIN ALEXANDERPLATZ 9 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o nono episódio da série: "Das Eternidades entre os Muitos e os Poucos", no qual o protagonista se torna cafetão da mulher que ama e participa de um comício comunista. 20h.

AMANHÃ, DIA 28

BERLIN ALEXANDERPLATZ 10 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o décimo episódio da série: "A Solidão Cria Rachaduras de Loucura Até nas Paredes", que mostra o ciúme do protagonista quando sua amante viaja com um cliente rico. 16h.

BERLIN ALEXANDERPLATZ 11 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o 11º episódio da série: "Saber É Poder e Deus Ajuda a Quem Cedo Madruga", no qual a amante do protagonista não aceita que ele ganhe dinheiro por conta própria. 18h.

BERLIN ALEXANDERPLATZ 12 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o 12º episódio da série: "A Cobra na Alma da Cobra", no qual um criminoso tenta seduzir a amante do protagonista e acaba estrangulando-a. 20h.

DOMINGO, DIA 1 º /3

BERLIN ALEXANDERPLATZ 13 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o 13º episódio da série: "O Externo e o Interno e o Segredo do Medo do Segredo", que retrata o transtorno do protagonista quando ele descobre que sua amante está morta. 16h.

BERLIN ALEXANDERPLATZ 14 Idem. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com: Günter Lamprecht, Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. 58 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Será exibido o episódio final da série: "Meu Sonho do Sonho de Franz Biberkopf,de Alfred Döblin - Um Epílogo". 18h.

MAKING OF DE BERLIN ALEXANDERPLATZ Berlin Alexanderplatz - Beobachtungen bei Dreharbeiten. República Federal da Alemanha, 1980. Direção: Hans-Dieter Hartl. 45 min. Não recomendado para menores de 16 anos. O documentário mostra os bastidores da produção da série televisiva "Berlin Alexanderplatz". 20h.

CINEMA COMERCIAL

MIS - Auditório

HOJE, DIA 27

ÓPERA - ORFEU E EURÍDICE Parte da série "Live in HD", da Metropolitan Opera de Nova York, a película é um registro da ópera "Orfeo ed Euridice", de Christoph Willibald Gluck, encenada em 24/1 na casa norte-americana, com direção de Mark Morris e regência de James Levine. 105 min. Livre. 20h.

AMANHÃ, DIA 28

PAN-CINEMA PERMANENTE Brasil, 2007. Direção: Carlos Nader. 83 min. Livre. O filme revela algumas das facetas do artista Waly Salomão (1943-2003), poeta e compositor de sucessos da tropicália, como "Mel" e "Talismã". 18h.

ÓPERA - ORFEU E EURÍDICE 20h.

DOMINGO, DIA 1 º /3

ÓPERA - ORFEU E EURÍDICE 17h e 19h.

QUARTA, DIA 4

PAN-CINEMA PERMANENTE 20h.

PANORAMA DO DOCUMENTÁRIO FRANCÊS (EM DVD)

Cine Olido

HOJE, DIA 27

DO LADO DE MATHILDE Vers Mathilde. França, 2004. Direção: Claire Denis. 60 min. Não recomendado para menores de 10 anos. O documentário se constrói a partir do encontro e da colaboração intensa e íntima entre a cineasta Claire Denis e a coreógrafa Mathilde Monnier e examina a linguagem dos corpos. 15h.

PAPEL NÃO EMBRULHA BRASAS Le Papier ne Peut Pas Envelopper la Braise. França, 2007. Direção: Rithy Panh. 86 min. Não recomendado para menores de 10 anos. O documentário acompanha uma prostituta que se sente impedida de voltar a sua cidade por medo de que seus conterrâneos descubram seu passado. 17h.

YVES KLEIN, A REVOLUÇÃO AZUL Yves Klein, la Révolution Bleue. França, 2006. Direção: François Lévy-Kuentz. 52 min. Não recomendado para menores de 10 anos. Mesclando imagens de arquivo e ficcionais, o filme apresenta a biografia do artista plástico Yves Klein. 19h30.

VERÃO DE CLÁSSICOS

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

HOJE, DIA 27

SODOMA E GOMORRA Sodom und Gomorrha. Alemanha/Áustria, 1922. Direção: Michael Curtiz. Com: Richard Berczeller e Walter Slezak e 98 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um jovem perturbado por tentações cai no sono e sonha com a história bíblica da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, dominadas pelo pecado. 18h30.

SOMBRAS Shadows. EUA, 1959. Direção: John Cassavetes. Com: Ben Carruthers, Lelia Goldoni e Hugh Hurd. 87 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Uma garota negra se apaixona por um rapaz branco e enfrenta o preconceito da sociedade. 20h30.

AMANHÃ, DIA 28

O BALÃO VERMELHO Le Ballon Rouge. França, 1956. Direção: Albert Lamorisse. Com: Pascal Lamorisse, Sabine Lamorisse e René Marion. 78 min. Livre. O média-metragem de 1956 retrata um garoto pelas ruas de Paris que ganha a companhia de um balão vermelho. A sessão tem ainda a exibição do também média-metragem "O Cavalo Branco" (1953). Ambos são dirigidos por Albert Lamorisse e serão exibidos em cópias restauradas. 19h.

SODOMA E GOMORRA 21h.

DOMINGO, DIA 1 º /3

O BALÃO VERMELHO 16h30.

SOMBRAS 18h30.

FIM DE VERÃO Kohayagawa ke no Aki. Japão, 1961. Direção: Yasujiro Ozu. Com: Ganjiro Nakamura, Michiyo Aratama e Reiko Dan. 103 min. Não recomendado para menores de 12 anos. O longa retrata situações vividas por uma família proprietária de uma fábrica de saquê no Japão do pós-guerra: o casamento arranjado da filha mais nova, o caso extraconjugal do patriarca e seu repentino problema de saúde. 20h30.

TERÇA, DIA 3

OS GALHOS DA ÁRVORE Shakha Proshakha. Índia/França/Inglaterra, 1990. Direção: Satyajit Ray. Com: Ajit Bannerjee, Haradhan Bannerjee e Soumitra Chatterjee. 130 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Quatro irmãos se reencontram quando o pai sofre um ataque cardíaco, trazendo à tona mentiras e decepções. 19h30.

QUARTA, DIA 4

PROGRAMA 1 Serão exibidos os médias-metragens "Dá-me um Beijo, Sim?", de William C. Dowlan (EUA, 1920), e "Até que nos Tornemos a Ver", de Christy Cabanne (EUA, 1922). 73 min. Livre. 18h30.

LATITUDE ZERO Ido Zero Daisakusen. EUA/Japão, 1969. Direção: Ishirô Honda. Com: Joseph Cotten, Cesar Romero e Akira Takarada. 108 min. Livre. Dois cientistas e um repórter sofrem um acidente no fundo do mar e são recolhidos por um submarino, que os leva a uma cidade fantástica, aterrorizada por criaturas gigantes. 20h30.

QUINTA, DIA 5

OS GALHOS DA ÁRVORE 18h30.

PROGRAMA 2 Serão exibidos os médias-metragens "Calças Compridas", de Fred Guiol (EUA, 1926), "Inclinação pelo Palco", de Edward Morrissey (EUA, 1917), e "Princesa de Improviso", de Edward F. Cline (EUA, 1927). 90 min. Livre. 21h.

SESSÃO CINÉFILA

Espaço Unibanco Augusta - Sala 3

AMANHÃ, DIA 28

A JORNADA DE JAMES PARA JERUSALÉM Massa'ot James Be'eretz Hakodesh. Israel, 2003. Direção: Ra'anan Alexandrovicz. Com: Siyabonga Melongisi Shibe, Salim Dau e Arieh Elias. 87 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um jovem africano é escolhido para uma peregrinação a Jerusalém. Mas, quando chega a Israel, é considerado suspeito de imigração ilegal e vai parar na prisão. Um desconhecido paga a fiança, mas, em troca, exige que o rapaz trabalhe para ele. 12h.

CINEMA INTERNACIONAL EM SÃO BERNARDO

Teatro Cacilda Becker

HOJE, DIA 27

O SILÊNCIO DE LORNA Le Silence de Lorna. Bélgica/Inglaterra/França/Itália/Alemanha, 2008. Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com: Arta Dobroshi, Jérémie Renier e Fabrizio Rongione. 105 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Para conseguir a cidadania e abrir uma lanchonete na Bélgica, jovem albanesa se casa com um viciado local. Dos mesmos diretores de "A Criança" (2005). 20h.

AMANHÃ, DIA 28

CAOS CALMO Idem. Itália/Inglaterra, 2008. Direção: Antonello Grimaldi. Com: Nanni Moretti, Blu Yoshimi e Alessandro Gassman. 105 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Executivo bem-sucedido vê sua vida mudar com a repentina morte da mulher. Devastado pela perda, ele tem de se manter calmo para exercer o papel de pai e mãe para sua filha de dez anos. 20h.

DOMINGO, DIA 1 º /3

O SILÊNCIO DE LORNA 19h.

SESSÃO ESPECIAL

Cinesesc

SEGUNDA, DIA 2

LAVOURA ARCAICA Idem. Brasil, 2001. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Com: Selton Mello, Raul Cortez, Caio Blat e Juliana Carneiro da Cunha. 165 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Numa família patriarcal de imigrantes libaneses, um dos filhos foge de casa por estar apaixonado pela irmã. O irmão mais velho é incumbido pela mãe de trazê-lo de volta para superar as diferenças com o pai autoritário. 21h40.

CURTA CINEMATECA

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

AMANHÃ, DIA 28

PROGRAMA 6 Serão exibidos os curtas "Tesouro do Samba", de Marcelo Ikeda (2004), em DVD, "O Bloco Está na Rua", de Emílio Domingos (2008), em DVD, "Devotos do Samba", de Maria Cláudia Oliveira (2004), e "Bloco do Cordão Boitatá", de Snir Wein (2006), em DVD. 60 min. Não recomendado para menores de 16 anos. 16h.

CURTA PETROBRAS ÀS SEIS

Espaço Unibanco Augusta - Sala 3

CURTA INTEGRAÇÃO Serão exibidos os curtas "Mataram meu Gato", de Ana Rieper e Maria José Freire (2006), "Picolé, Pintinho e Pipa", de Gustavo Melo (2007), e "Rap, o Canto da Ceilândia", de Adirley Queirós (2005). 46 min. Livre. Sex. a qui.: 18h.

Frei Caneca Unibanco Arteplex - Sala 7

CURTA URBANIDADE Serão exibidos os curtas "E Aí, Irmão?", de Pedro Léo (2007), "Manual para Atropelar Cachorro", de Rafael Primo (2005), "O.D. Overdose Digital", de Marcos deBrito (2007), e "Sete Minutos", de Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva (2007). 60 min. Livre. Sex. a qui.: 18h.

Internacional Guarulhos - Sala 15

CURTA DESEJO Serão exibidos os curtas "Era uma Vez", de Gisele Werneck, Guilherme Reis e Byron O' Neill (2007), "Um Ramo", de Juliana Rojas e Marco Dutra (2007), "Augusto da Praia", de Rafael Eiras (2006), e "Pugile", de Danilo Solferini (2007). 56 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Sex. a qui.: 18h.
Capa

Concertos

Osesp inicia nova fase sob a batuta do maestro francês Yan Pascal Tortelier

Shows

Os argentinos da Orquestra Típica Fernández Fierro se apresentam no Ibirapuera

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.