Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE JUNHO A 03 DE JULHO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Wall-E

Com animação ousada, Pixar acerta de novo

Ricardo Calil

Na forma e no conteúdo, "Wall-E" é o longa-metragem mais ousado da Pixar. Em um universo de animações verborrágicas, que usam as vozes de grandes estrelas como chamariz publicitário, a produtora oferece um filme praticamente mudo, com apenas dez ou 15 minutos de diálogos em seus 97 de duração, cujas principais referências são o cinema de Charles Chaplin e Buster Keaton.

E, em um movimento paradoxal (já que foi recentemente adquirida pela gigante Disney), a Pixar faz sua mais contundente crítica às grandes corporações, à sociedade de consumo e ao lixo que ela produz.

No futuro distante, quando os humanos abandonaram a Terra, o antiquado e solitário robô Wall-E passa os dias limpando os destroços deixados para trás pela megacorporação Buy N Large, que dominava o mundo. Até que a avançada robozinha Eva surge do espaço para procurar sinais de vida no planeta e desperta a paixão de Wall-E, sentimento que ele aprendeu assistindo ao musical "Alô, Dolly!" (1969).

Quando encontra uma muda de planta, Eva decide ir embora, e Wall-E a segue até uma gigantesca nave espacial que abriga os sobreviventes da raça humana, pessoas obesas que vivem comendo junk food sentadas em poltronas voadoras -uma das mais assustadoras visões do futuro humano já criadas pelo cinema.

Dirigido por Andrew Stanton, "Wall-E" talvez não tenha a mesma perfeição na carpintaria do roteiro e no timing cômico e dramático de "Toy Story" (1995) e "Procurando Nemo" (2003). Mas é o mais forte longa da Pixar desde este último, superior a "Carros" (2006) e "Ratatouille" (2007) tanto pelos assombrosos avanços técnicos quanto pelo desejo de não se conformar em oferecer apenas o que o público supostamente quer. Incrível, mas a Pixar acertou mais uma vez.

Censura: livre.
Capa

Teatro

Espetáculo de Peter Brook faz curta temporada no Sesc Santana

Cinema

Um robô é o protagonista de "Wall-E", nova animação digital da Pixar

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.