Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 28 DE MAIO A 3 DE JUNHO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

O Escritor Fantasma

Polanski volta revigorado com suspense

Alessandro Giannini

CRÍTICA

Concebido para preencher o vácuo de um projeto cancelado, "O Escritor Fantasma" traz de volta um Roman Polanski revigorado no seu gênero de ofício e no domínio de um fundamento ainda em déficit no cinema contemporâneo: contar uma boa história. O filme é inspirado no romance homônimo de Robert Harris, que assina o roteiro em parceria com o diretor.

Ewan McGregor é o escritor fantasma -cujo nome nunca é pronunciado- contratado para redigir as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), ex-primeiro ministro britânico semi-exilado nos Estados Unidos.

Lang é acusado de forçar a participação britânica na guerra ao terror. O personagem de McGregor assume o cargo de outro escritor, assassinado enquanto finalizava apurações sobre a vida do biografado.

Ao modo de Alfred Hitchcock, Polanski conduz o personagem principal e o espectador por um caminho tortuoso, em que os cenários, as ambientações e até o clima se mostram fundamentais para a narrativa.

Também como Hitchcock, o cineasta não dispensa a ironia, nem quando a usa como motor do desfecho final. Há que se respeitar um diretor que confia tanto assim em suas decisões e nos espectadores.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Capa

Cinema

O quarteto de "Sex and The City" volta em nova aventura

Shows

Aerosmith mostra clássicos do rock no Parque Antártci

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.