Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 20 A 26 DE JUNHO DE 2008

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Centro Universitário Maria Antonia

Vazios compõem desenhos de Leonilson

Juliana Nadin

(José) Leonilson (Bezerra Dias) (1957-93), artista conceituado por sua trajetória poética e autobiográfica, ganha individual a partir de hoje (dia 20) no Centro Universitário Maria Antonia.

Ao contrário de grande parte das exposições que exibem os requisitados bordados e pinturas feitos nos últimos anos da vida do artista, o curador Carlos Eduardo Riccioppo preferiu selecionar apenas desenhos. São 30 trabalhos do final da década de 1980 e começo dos anos 1990.

"Essas obras têm dimensões expressivas ralas e cores pouco vibrantes. Além disso, ao utilizar o vazio ou a palavra, ele acaba tornando o que não é imagem como algo concreto", pontua o curador.

Sem o acúmulo de elementos, presente principalmente nos bordados, esses desenhos trazem uma figuração solitária, com sacos vazios ou imagens desorientadas, pequeninas em relação ao branco da folha.

Outras individuais em cartaz no espaço"

FERNANDO LINDOTE Em "3D3M", o artista mostra um "site specific" (trabalho feito para um determinado lugar) com fita isolante de tecido. As imagens que constrói na parede fazem referências ao corpo humano "robotizado", aludindo ao modo 3D dos programas de computação gráfica.

EDITH DERDYK A instalação "Se o Mar Inteiro sob o Leito de um Rio" reúne uma chapa de metal, agulhas, linhas e folhas de papel, por meio dos quais a artista cria um horizonte quase infinito. No lado oposto, Derdik mostra um "livro de parede", que se estende por seis metros.

ALEXIS IGLESIAS Sob a curadoria de Andrés Hernandez, o artista cubano apresenta pinturas e desenhos que transitam entre o abstrato e o figurativo. Suas obras trazem figuras geométricas, esboços, formas abstratas, sombras e fragmentações.

SOFIA BORGES A artista expõe fotografias digitais que questionam a natureza da própria imagem e dos objetos nela representados. A flexibilidade da luz, o tempo de exposição e a sobreposição são recursos bastante explorados em suas imagens.

Serviço

Onde: Centro Universitário Maria Antonia - R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, região central, tel. 3255-7182
Abertura: hoje (dia 20). Até 24/8
Horário de visitação: seg. a sex.: 12h às 21h. Sáb. e dom.: 10h às 18h
Ingresso: grátis /Classificação indicativa: livre
Capa

Concertos

O Municipal recebe a versão de Jorge Takla para a ópera "Madama Butterfly"

Exposições

A iugoslava Marina Abramovic abre individual na galeria Brito Cimino

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.