Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 1º A 7 DE JUNHO DE 2007

 

fale com o guia @

TEATRO

Álbum de Família

Nelson Rodrigues "difícil" chega ao palco

Pedro Ivo Dubra

Difícil é um adjetivo que se ajusta perfeitamente a "Álbum de Família", peça de Nelson Rodrigues (1912-80) que estréia hoje (dia 1º) no Sesc Consolação. Difícil de ver (escrito em 1945, o texto foi censurado e só chegou à cena em 1967: ainda hoje é rara uma montagem sua) e difícil, dificílima, para usar o tom eloqüente do autor, de encenar.

Para Alexandre Reinecke, 37, o diretor do espetáculo da vez, o texto, em conjunto com "Senhora dos Afogados" (1947), constitui a parte mais dificultosa do bloco de 17 obras teatrais rodriguianas.

"A peça tem um tom que não é o realista, também não possui o tom da tragédia ou o da comédia. É uma somatória de todos. É um fio da navalha, não só do ponto de vista da direção e da interpretação. Eu recusei os primeiros figurinos, recusei a primeira versão da trilha do André Abujamra. Como tem muito simbolismo, é muito difícil acertar o tom dessa parte técnica. Espero ter conseguido, vamos ver na estréia", diz Reinecke, que já montou o bem mais fácil, se o adjetivo é adequado, "Os Sete Gatinhos" (1958) e que pretende ainda dirigir a primeira de todas as peças, "A Mulher sem Pecado" (1941).

Em 1943, Nelson Rodrigues foi consagrado com "Vestido de Noiva", a sua segunda empreitada. Dois anos depois, escreveu "Álbum de Família", que teve uma recepção completamente diferente. Inaugurou, segundo o escritor recifense, a sua fase de "teatro desagradável", com "obras pestilentas, fétidas, capazes, por si sós, de produzir o tifo e a malária na platéia".

A peça de 45, pertencente à etapa mítica, de acordo com a classificação do crítico Sábato Magaldi, mostra uma família atravessada por desejos incestuosos, catalisados pela volta da filha, expulsa do internato em virtude de uma relação lésbica. Entre os atores, estão Denise Weinberg e Riba Carlovich.

Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 3234-3000). 320 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 17/6. 90 min. 16 anos. Ingr.: R$ 7,50 a R$ 20. A
Capa

Cinema

O ator Jake Gyllenhaal é o protagonista de "Zodíaco", filme que segue os passos de um serial killer

Dança

A Cia. Sociedade Masculina abre a temporada de dança do Alfa com coreografia de Henrique Rodovalho

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.