Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2006

 

fale com o guia @

TEATRO

Sizwe Banzi Est Mort

Brook volta à África em terceira peça em SP

Pedro Ivo Dubra

A África constituiu um marco na obra do encenador inglês Peter Brook, 81. Entre 1972 e 73, durante três meses, ele percorreu cerca de 15 mil quilômetros do continente e ali descobriu que era possível montar Shakespeare apenas com um tapete e um grupo de atores. O impacto africano ainda hoje reverbera, como prova "Sizwe Banzi Est Mort" (Sizwe Banzi está morto), terceira montagem sua a vir a São Paulo -a primeira foi "A Tragédia de Hamlet", em 2002. A venda de ingressos, que podem ser comprados em qualquer unidade do Sesc, começa hoje (dia 25).

O espetáculo, que participou do Festival de Avignon em julho deste ano, faz quatro sessões no Sesc Consolação na terça-feira (dia 29) e na quinta (dia 31). A peça, com diálogos em francês, terá a projeção de legendas.

Em 2004, o diretor radicado na França, para alguns o mais importante vivo, veio ao Brasil e trouxe à cidade "Tierno Bokar" -desta vez, Brook não visitará o país. Na criação de dois anos atrás, o tema também tinha inspiração africana: abordava-se a figura do sábio do Mali que dava nome ao espetáculo.

"Sizwe Banzi Est Mort" é um texto escrito por Athol Fugard, John Kani e Winston Ntshona nos anos 70 e encenado nos guetos sul-africanos durante o apartheid. Mostra o drama do personagem do título que, para conseguir um passaporte válido, precisa ser considerado oficialmente morto. A adaptação da obra para o francês foi feita por Marie-Hélène Estienne. A montagem é encampada por dois atores do elenco multiétnico de Peter Brook: o malinês Habib Dembélé (que atuou em "Hamlet" e em "Tierno Bokar") e o congolês Pitcho Womba Konga ("Tierno Bokar").

Sesc Consolação - teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 3234-3000). 320 lugares. Ter. e qui.: 19h e 21h. Únicas apresentações. 70 min. 12 anos. Ingr.: R$ 10 a R$ 20.A D
Capa

Dança

Pina Bausch traz espetáculo inspirado em contos infantis da América nativa

Teatro

"Sizwe Banzi Est Mort", montagem do inglês Peter Brook, faz quatro sessões no Sesc Consolação

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.