Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE JUNHO A 03 DE JULHO DE 2008

 

fale com o guia @

TEATRO

Acqua Toffana

Monólogo de Patrícia Melo compõe besteirol cult

Sérgio Salvia Coelho

Entre a claustrofobia de Kafka e o besteirol, Patrícia Melo estreou na literatura com "Acqua Toffana". Fulano de tal tem um tipo especial de obsessão: quer eliminar sua gorda vizinha Clélia por representar uma intromissão inadmissível no seu universo de funcionário exemplar. O ódio se transforma em uma paixão pelo avesso, quase lírica, não fosse tão sórdida.

Além do mergulho tragicômico na mente homicida, Melo faz um jogo shakespeariano: em um universo no qual todo homem é canalha e toda mulher é burra, é uma mulher caricaturando o homem que caricatura a mulher. O diretor Pedro Brício, cúmplice dessa intrincada ironia, põe inteligentemente uma mulher pa ra encarnar Fulano.

Dani Barros é a pessoa certa para isso. Apesar do pouco volume de voz, sabe variar tons e ritmos para levar esse tema em uma marcação precisa e eficiente para provocar o riso.

A ambientação cênica um pouco excessiva de Rui Cortez, quase uma instalação, e a elegante luz de Tomás Ribas fazem da montagem um exercício atraente. Embora repetitivo, "Acqua Toffana" é uma diversão inteligente.

Cotação: bom

Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista - espaço 12 ºandar - av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3179-3700. 60 lugares. Sex. a dom.: 21h. Até 13/7. Ingr.: R$ 5 a R$ 20. 60 min. 14 anos. a d
Capa

Teatro

Espetáculo de Peter Brook faz curta temporada no Sesc Santana

Cinema

Um robô é o protagonista de "Wall-E", nova animação digital da Pixar

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.