Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2011 - 19h01

Eduardo Galeano abrirá prêmio Casa das Américas 2012 em Cuba

Publicidade

DA EFE, EM HAVANA

O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano abrirá o Prêmio Literário Casa das Américas 2012, que será realizado no próximo dia 16 de janeiro, em Havana, informou neste domingo a imprensa local.

Galeano, que manteve um longo vínculo com a Casa das Américas, será uma espécie de convidado especial da 53º edição da premiação criada em 1959, anunciaram fontes da instituição cultural cubana.

O escritor uruguaio já recebeu três prêmios do festival literário de Havana, com: "A Canção de Nós" (1975) e "Dias e Noites de Amor e de Guerra" (1978). Na edição deste ano, o escritor recebeu o prêmio extraordinário de narrativa "José María Arguedas" com o título "Espelhos - Uma História Quase Universal".

Na edição de 2012, o júri do Prêmio Casa avaliará as obras nas categorias: teatro, literatura para crianças e jovens, literatura brasileira e literatura caribenha em francês e crioulo.

A programação do festival, que será realizado durante dez dias, incluirá painéis de intelectuais, conferências e a apresentação das obras ganhadoras de 2011, entre elas "A Bota Sobre o Touro Morto", do cubano Emerio Medina Peña (conto) e "Seu Passo", do argentino Carlos Enrique Bischoff (literatura testemunhal).

Desde sua criação em 1959, após o triunfo da revolução liderada pelo agora ex-presidente cubano Fidel Castro, o Prêmio Casa é considerado um dos prêmios com maior história e prestígio da literatura.

Divulgação
O escritor uruguaio Eduardo Galeano. Crédito: Divulgação. ILUSTRADA ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O escritor uruguaio Eduardo Galeano
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página