Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2012 - 19h34

Em Sundance, Spike Lee diz que estúdios não sabem nada sobre negros

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A PARK CITY, UTAH

Os diretores Spike Lee e Stephen Frears levaram seus novos filmes de baixo orçamento ao Sundance Film Festival, fora de competição, na esperança de fechar acordos de distribuição.

Mas o evento cinematográfico se aproxima do fim, amanhã, e os dois só conseguiram até agora críticas mistas e alguma polêmica.

"Eles não sabem nada sobre negros!", gritou Lee, numa conversa com o público após a exibição de seu "Red Hook Summer", ao ser perguntado pelo ator Chris Rock (no festival com outro filme) o que faria de diferente se tivesse feito o filme com dinheiro dos estúdios.

O longa foi rodado em três semanas no bairro de Red Hook, no Brooklyn (em Nova York), e foi pago com dinheiro do bolso do cineasta. Custou menos de US$ 1 milhão.

Victoria Will - 23.jan.12/Associated Press
Diretor Spike Lee posa entre a atriz Toni Lysaith e o ator Jules Brown, protagonistas de "Red Hook Summer"
Diretor Spike Lee posa entre a atriz Toni Lysaith e o ator Jules Brown, protagonistas de "Red Hook Summer"

Conta a história de um garoto rico de Atlanta que é enviado pela mãe para passar as férias de verão com o avô, um pastor fervoroso que ele nunca havia visto antes.

Com seu iPad2 em mãos, o jovem passa a registrar tudo e faz amizade com uma garota local.

"Eu não queria ouvir nenhuma [palavrão] observação de estúdio me dizendo [palavrão] o que um menino e uma menina de 13 anos fazem em Red Hook. [Palavrão] não!", continuou Lee, que ainda reclamou da Universal Pictures por não ter aprovado a sequência de "O Plano Perfeito"(2006), seu filme de melhor sucesso comercial.

Apesar de negar que seja uma sequência de "Faça a Coisa Certa" (1989), Lee repete seu papel de entregar de pizza Mookie no novo filme.

O trabalho do inglês Frears também traz uma história bem americana e numa cidade bastante quente, contrastando com as botas do público de Sundance, festival que acontece em pleno inverno numa cidade repleta de neve no Estado de Utah.

"Lay the Favorite" se passa em Las Vegas e tem como protagonista Rebecca Hall, no papel de uma dançarina erótica que deixa a Flórida em busca de aventuras na terra da jogatina.

Ela conhece Dink (Bruce Williams) e sua mulher perua (Catherine Zeta-Jones), que a introduzem no mundo das apostas de esportes, para o qual ela descobre ter enorme talento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página