Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2012 - 19h07

SPFW: "Pará tem o oxigênio do mundo", diz estilista Ronaldo Fraga sobre sua inspiração

Publicidade

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Ele está de volta. Após anunciar uma pausa nas temporadas de moda, o estilista Ronaldo Fraga apresenta na noite de hoje um desfile totalmente inspirado no Pará, o Estado mais efervescente do Brasil.

Fraga recebeu a Folha no backstage da apresentação, que fecha o segundo dia da 33ª edição da São Paulo Fashion Week, que acontece na Fundação Bienal, no parque do Ibirapuera.

Simpático e solícito, Fraga revelou suas inspirações e explicou sua volta. Confira abaixo os principais momentos do papo.

FEITIÇO DO PARÁ

O Pará tem o oxigênio do mundo que a gente vive. Não só o oxigênio da floresta, mas uma cultura oxigenante, que é tudo ao mesmo tempo, que nos dá a ópera e dá o tecnobrega. Te dá uma comida extremamente sofisticada e te dá um feitiço amazônico -você olha de longe e diz "nossa, que mulher linda" e de perto vê que é uma castanheira. Não é a toa que o Pará virou a bola da vez.

REDESCOBERTA

O Brasil está descobrindo a cultura paraense. Historicamente, o Brasil nunca deu conversa para a Amazônia, só prestou atenção no final do século 19, com a borracha, e depois deixou passar. Esse lugar teve tempo para uma maturação da cultura extremamente peculiar, que é mistura da Europa, Amazônia, índio.

INSPIRAÇÃO

O ponto da minha pesquisa foram as viagens etnográficas do Mário de Andrade. As obras dele despertaram meu olhar para a Amazônia. Quando li "Macunaíma" e "Turista Aprendiz", quis muito um dia entender esse lugar.

LOOKS

Começa com esse europeu que chega à Amazônia no fim do século 19, então tem uma alfaiataria do guarda-roupa de Mário de Andrade, tudo em linhos em falsos brancos, meio encardidos. Aos poucos, vem incorporando a cultura local, no registro da madeira, da flora, da fauna. Mas é a roupa dele que é transformada: os paletós vão abrindo buracos, ganhando decotes. O calor vai ficando infernal e ele corta a manga.

RETORNO

Não imaginava que fosse causar tanto impacto aquilo que eu falei. Disse que ia pular aquela estação e voltaria na próxima. Não deixei claro se seria no verão, se seria no inverno, mas uma coisa eu tinha deixado claro: minha estrutura é muito pequena, ainda muito centrada em mim. Fazer dois desfiles num semestre era inviável, uma estação acaba vitimando a outra. Por isso sou um grande entusiasta de o inverno passar para novembro.

SACO CHEIO

O desfile também tinha passado a ser a única coisa que eu fazia. Hoje, me envolvo em tantos projetos, também tirei férias, curti a família. Aproveitei que estava muito cansado e muito de saco cheio e fui para a Amazônia.

Pedro Silveira/Folhapress
O estilista mineiro Ronaldo Fraga
O estilista mineiro Ronaldo Fraga
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página