Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2012 - 03h51

Novo de Fernando Meirelles 'estreia' antes em hotéis

Publicidade

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

Quem se hospeda em hotéis nos Estados Unidos com serviços de "video on demand" (VoD), ou "vídeo por encomenda", pode assistir, em primeira mão e pagando cerca de US$ 14 (R$ 28), ao novo filme de Fernando Meirelles.

HBO e Telecine lançam filmes na internet de olho na evolução das tecnologias
Fiscalização e banda larga levam pirataria para computador de casa
HBO e Telecine disponibilizam conteúdo dos canais pela internet

O longa "360", protagonizado por Jude Law e Anthony Hopkins, ainda não estreou em nenhum país, mas a Magnólia Pictures, distribuidora do filme nos EUA, está apostando nos lucros do VoD.

"Eles inventaram esta maneira de distribuir e está dando certo. Me interessou acompanhar o funcionamento do sistema porque vi uma saída para filmes brasileiros pequenos com dificuldade de conseguir salas", fala Meirelles.

O fato de "360" estrear em hotéis pode ser um choque, mas não é trágico. "Há uma falta de sofisticação em como o mercado internacional vê o VoD, mas é compreensível porque não há mercado em seus territórios", explicou Alex Walton, presidente de vendas internacionais da Exclusive Media, à "Variety".

"Se o filme tivesse ido direto para DVD ou vídeo por encomenda, eu associaria a um medo [de prejuízo] do distribuidor", confessa o brasileiro. " Mas eles estão defendendo essa estratégia para filmes com mais perfil de arte e sem milhões para promoção."

O bom exemplo vem de "Melancolia", de Lars Von Trier, que foi lançado em VoD nos EUA um mês antes dos cinemas e rendeu mais de US$ 2 milhões (R$ 4 milhões)-a bilheteria normal foi de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões).

Meirelles vê outras vantagens no lançamento. "O filme fica 'em cartaz' por dois anos. Além disso, pode ser visto em milhares de cidades onde não há cinemas", diz.

Não é só. O mercado publicitário prevê um aumento de 25% em anúncios no VoD, de acordo com o site inglês "The Drum", especializado em marketing. Quando "360" estrear nos cinemas americanos e brasileiros em 17 de agosto, ele pode deixar a impressão de patinho feio para virar um pioneiro brasileiro no mercado internacional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página