Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2012 - 05h43

Crítica: "Marighella" faz mero retrato familiar do líder comunista

Publicidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há dois Marighellas, em "Marighella". O primeiro, íntimo, irrompe nas primeiras imagens e da narrativa de Isa Grinspum Ferraz, autora do filme e sobrinha de Carlos Marighella.

Ele é o tio misterioso, capaz de surgir e encantar a imaginação da menina, assim como de desaparecer sem mandar aviso e tão magicamente quanto surgia.

Quem era esse tio Carlos? Eis a pergunta que motiva a pesquisa. Sua busca imbricará quase obrigatoriamente em duas direções: o personagem íntimo (narrado essencialmente, por sua viúva) e o líder político.

Logo, porém, um problema se insinua que tornará difícil a resposta.

O Marighella íntimo nunca se deixou conhecer, por razões óbvias: sendo todo o tempo procurado pela polícia, chegou ao extremo de viajar para a China sem que nem a mulher soubesse de seu paradeiro.

Além de algumas observações genéricas sobre a juventude, a vida na escola, seu caráter baiano, sua mulatice, carisma com as mulheres, não demora a cairmos no Marighella político. Essa era, afinal, a sua vida.

Aqui, no entanto, o documentário vale-se pouco de documentos e muito de depoimentos, que tendem a esclarecer aqui e ali alguns pontos sobre sua militância no Partido Comunista e, mais tarde, na ALN e, mais ainda, sobre episódios envolvendo a guerrilha que Marighella liderou.

A chuva de elogios ao caráter e à bravura do líder comunista são possivelmente merecidos, mas, em definitivo, não servem ao filme, ajudando a criar uma imagem nem política nem íntima, mas antes de mais nada oficial desse personagem afinal bem relevante do século 20 brasileiro.

É verdade que vez por outra um ex-militante nos introduz a aspectos da guerrilha (como o fato de os militantes conhecerem pouquíssimos outros membros da organização, no tempo da ALN), mas esse tipo de aspecto nunca é aprofundado.

Da mesma forma, o espectador fica sem conhecer a intimidade linguística do movimento, e em nenhum momento é informado sobre por que, quando roubava um banco, a guerrilha chamava a isso de expropriação.

Por fim, o setor imagem é um desastre. Quando se fala de um assalto a trem pagador, surgem de imediato cenas do filme de Roberto Farias. Se se fala de pescadores, entra um trecho de "Barravento". E assim vamos.

À falta de conhecer efetivamente Marighella ficamos com esse retrato afinal tão familiar, em que ele se revela quase um santo proletário, cercado de imagens ilustrativas por todos os lados.

MARIGHELLA
DIREÇÃO Isa Grinspum Ferraz
PRODUÇÃO Brasil,2011
ONDE Espaço Unibanco Augusta
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página