Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2012 - 20h09

Viúva de Henri Cartier-Bresson, fotógrafa Martine Franck morre aos 74 anos

Publicidade

DA EFE

A fotógrafa belga Martine Franck, funcionária da prestigiada agência "Magnum" desde 1983 e viúva do também fotógrafo Henri Cartier-Bresson, morreu nesta sexta-feira (17) aos 74 anos, informou a imprensa francesa.

Franck, que também era presidente da Fundação Herni Cartier-Bresson, criada em 2002, será enterrada na cidade de Luberon, no sudeste da França, mesmo local onde repousam os restos de seu marido, falecido em 2004. A cerimônia será íntima e reservada aos familiares.

Em comunicado, a ministra de Cultura da França, Aurélie Filippetti, destacou que Martine encantou o mundo "com um belo e lúcido olhar, o olhar de uma testemunha que também era uma artista".

Apesar de ter nascido no município de Antuérpia, na Bélgica, Martine cresceu e passou sua infância entre os Estados Unidos e a Inglaterra, antes de estudar História da Arte em Madri e continuar sua formação acadêmica na Escola do Louvre.

Martine começou a fotografar em 1963 e, ao longo de sua trajetória, passou por algumas das publicações mais prestigiadas do mundo. Uma de suas especialidades eram os retratos de artistas, incluindo o espanhol Miquel Barceló, o bielo-russo Marc Chagall e o colombiano Fernando Botero, entre outros.

Stan Honda - 6.abr.10/France Presse
Martine Franck, viúva de Cartier-Bresson, morreu aos 74 anos
Martine Franck, viúva de Cartier-Bresson, morreu aos 74 anos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página