Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2012 - 06h10

Salão de Piracicaba usa o humor contra a intolerância

Publicidade

DOUGLAS GAVRAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Versões alternativas de Neymar, Oscar Niemeyer, Dilma Rousseff e Chico Anysio vão ganhar os salões --ao menos um deles-- a partir deste sábado (25).

Entre charges e cartuns, começa o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto ao público às 19h30 na cidade do interior de São Paulo, e segue até 14/10.

A edição 2012 será a maior desde a criação do evento, em 1974. Os jurados reuniram 436 trabalhos variados, além de obras organizadas sob o tema "Intolerância".

O Salão surgiu como uma forma de manifestação contra a ditadura militar (1964-1985) e reúne parte da produção de chargistas e cartunistas espalhados pelo mundo.

Esta edição recebeu obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Grécia, Finlândia, Hungria, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia e Rússia.

Divulgação
Obra do cartunista Glauco, em exposição no Salão de Humor
Obra do cartunista Glauco, em exposição no Salão de Humor

Artistas de 64 países vão expor os trabalhos no Salão de Humor. Depois do Brasil, o país que mais inscreveu trabalhos no evento foi o Irã.

A mostra reúne obras de nomes como Alan Souto Maior, Ivan Cabral e Santiago.

O evento conta também com atrações e mostras paralelas, como o "Salãozinho", com desenhos feitos por crianças entre sete e 14 anos, e que chega ao décimo ano consecutivo, com mais de 3.000 ilustrações.

Organizada pela Folha, a mostra "Gibi do Glauco" relembra a trajetória do cartunista Glauco Vilas Boas, morto em 2010, criador de personagens famosos como Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras e Faquinha.

O evento abriga ainda a exposição "Humor do Dia a Dia na Folha de S.Paulo", que reúne um time de artistas que transpõem aos quadrinhos o cotidiano do país. Entre os convidados está o cartunista Laerte, que é autor do primeiro cartum premiado no Salão de Humor.

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
QUANDO de 25/8 a 14/10; ter. a qui., 14h às 18h; sex. a dom., das 10h às 21h
ONDE Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Vila Resende, Piracicaba; tel. 0/xx/19/3403-2620)
QUANTO grátis (programação em: salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br )
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página