Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2012 - 17h16

Documento revela que 'Laranja Mecânica' quase não foi publicado

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No futuro, Alex, líder de uma gangue de delinquentes, é capturado pela polícia. Preso, ele é usado em um novo experimento destinado a conter impulsos destrutivos, mas acaba se tornando um alvo fácil.

"Laranja Mecânica" foi lançado originalmente em 1962 e é considerado uma das histórias mais controversas da literatura contemporânea, ao mostrar as atrocidades de um grupo de adolescentes que pratica roubos e estupros. Tudo com altas doses de "ultraviolência".

Um documento obtido pelo jornal britânico "Independent" revela, no entanto, que o romance de Anthony Burgess (1917-1993) quase não foi publicado por medo de que o livro se tornasse um fracasso de vendas.

Escrita de setembro de 1961 --um ano antes de o livro ser lançado no Reino Unido-- por Maire Lynd, responsável à época pela revisão dos originais, a nota classificou "Laranja Mecânica" como "confuso e incoerente". "O livro parece afastar o leitor da história. O 'nadsat' [gíria baseada em expressões russas usada pelos personagens] é incompreensível. É criativo, mas difícil de ler e um tanto chato", escreveu.

Ela previu, porém, que as expressões inventadas pelo autor poderiam se tornar parte da linguagem dos jovens ingleses mais tarde. E estava correta. A edição mais recente do dicionário britânico "Chambers", por exemplo, inclui a palavra "droog", inventada por Burgess e que significa "membro de uma gangue violenta".

Veja vídeo

Entre os cinéfilos, a expressão "tratamento Ludovico" ainda é utilizada para mencionar o consumo exagerado de filmes e programas de TV, uma referência à terapia fictícia pela qual se submete o protagonista de "Laranja Mecânica", exposto a uma sequência de imagens violentas, com os olhos escancarados por garras metálicas.

Inicialmente, o romance foi um fracasso de vendas, até ser adaptado ao cinema em 1971 por Stanley Kubrick, com Malcolm McDowell no papel principal.

"É um dos raros casos em que o filme é infinitamente superior ao livro", disse à Folha o escritor Bernardo Ajzenberg.

Ainda assim, "Laranja Mecânica" tornou-se o romance mais conhecido de Burgess e a revelação de que o livro correu o risco de não ser publicado acontece na semana em que a obra completa 50 anos.

Uma edição comemorativa será lançada na Inglaterra para marcar a data e inclui uma entrevista inédita em que o autor comenta a ironia de ser lembrado justamente por esse livro. "É estranho. De todos os meus romances, 'Laranja Mecânica' é o que menos gosto", admitiu.

Divulgação
O ator Malcolm McDowell é o protagonista de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, que passa na Mostra
[O ator Malcolm McDowell, protagonista de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, em cena do filme
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página