Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2012 - 05h36

TV Cultura procura novo talento da música erudita

Publicidade

DE SÃO PAULO

Nada do sertanejo pop de Michel Teló nem dos melismas vocais de Mariah Carey.

Os candidatos do "Pré-Estreia", programa de calouros da TV Cultura que inicia hoje sua segunda temporada, fogem dos sucessos das paradas radiofônicas.

O foco aqui são os grandes nomes da música erudita, como os compositores Bethoven, Mozart e Villa-Lobos.

"O público brasileiro é aberto e curioso. Pena que é sempre direcionado pelas TVs e rádios, que tocam as mesmas músicas", afirma João Maurício Galindo, diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e apresentador do programa ao lado de Roberta Martinelli, da atração sobre MPB "Cultura Livre", da rádio Cultura AM.

Divulgação
A candidata Betina Maliska se apresenta no 'Pré-Estreia'
A candidata Betina Maliska se apresenta no 'Pré-Estreia'

O maestro diz estar ciente de que dificilmente a atração revelará uma nova Susan Boyle (cantora escocesa que virou celebridade ao ser destaque no programa "Britain's Got a Talent") ou astros "eruditos pop" como André Rieu (violinista francês que fez shows no Brasil neste ano).

Com cem inscritos --número tímido na comparação com o "Ídolos 2012" (Record), que teve cem mil concorrentes nesta temporada--, 'Pré-Estreia' mostrará a disputa de 24 músicos, entre cantores solistas, instrumentistas e grupos de música de câmara.

A final será realizada em dezembro. Cada um dos vencedores (solista e conjunto) receberá R$ 35 mil e cinco recitais promovidos pelo Sesi.

No júri fixo da atração estão André Cardoso, diretor da Escola de Música da UFRJ, Fernando Dissenha, trompetista solo da Osesp, e o flautista Maurício Freire. (ALBERTO PEREIRA JR.)

NA TV
Pré-Estreia
Início da segunda temporada
QUANDO hoje, às 16h, na Cultura
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página