Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2012 - 13h18

Último beatnik, Lawrence Ferlinghetti recusa prêmio financiado por governo húngaro

Publicidade

DE SÃO PAULO

O poeta e editor Lawrence Ferlinghetti, que carrega o rótulo de último beatnik, recusou um prêmio húngaro no valor de mais de US$ 64 mil (cerca de R$ 131 mil) por manifestar preocupação com a liberdade de expressão e os direitos civis. A informação é do jornal "Los Angeles Times".

Ao descobrir que o prêmio era parcialmente financiado pelo governo húngaro, Ferlinghetti decidiu não aceitá-lo. "Já que as políticas desse regime de direita tendem ao autoritarismo e, consequentemente, à interrupção da liberdade de expressão e das liberdades individuais, acho impossível aceitar este prêmio nos Estados Unidos. Preciso recusar o prêmio nesses termos", escreveu ele em uma carta.

Ferlinghetti, 93, publicou em 1956 o livro "Howl", de Allen Ginsberg, por sua editora, City Lights. Considerado obsceno, o poema fez com que Ferlinghetti fosse preso por tê-lo publicado.

Em um julgamento que atraiu bastante atenção da mídia, ele foi apoiado por figuras acadêmicas de prestígio. Em 1957, a Justiça considerou que "Howl" não era obsceno e o inocentou, abrindo um precedente para a publicação de outras obras literárias polêmicas.

Henny Ray Abrams - 16.nov.05/Associated Press
O poeta Lawrence Ferlinghetti
O poeta Lawrence Ferlinghetti
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página