Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 06h38

Crítica: Maior trunfo de filme teen é tratar jovem como cúmplice

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

"Sixteen, clumsy and shy/ That's the story of my life" (Dezesseis anos, desajeitado e tímido/ Esta é a história da minha vida), lamentava-se Morrissey numa antiga e memorável música dos Smiths.

De modo semelhante, "As Vantagens de Ser Invisível" tem a qualidade dos filmes-canções, aqueles que conseguem dizer o que muita gente sente.

O quase estreante Stephen Chbosky, autor do livro e do roteiro, dirige a própria história, mantendo o recurso literário do narrador, que no cinema costuma ser sinal de preguiça de inventar outro jeito de contar.

O efeito, contudo, é benéfico, pois agrega um teor confessional essencial ao drama de Charlie, garoto que chega ao ensino médio sem se enturmar, louco por literatura e platonicamente apaixonado pela amiga mais velha.

Para sobreviver nesse ambiente inóspito, o melhor é se aproximar de outros excluídos, perdedores na competição da normalidade, da beleza ou da inteligência.

Junto ao gay Patrick e à desajustada Sam, Charlie descobre que se tornar imperceptível pode significar uma imensa vantagem num mundo em que todos replicam o lema "exibo-me, logo existo".

Os órfãos de John Hughes ("Curtindo a Vida Adoidado") poderão reconhecer em Chbosky um herdeiro, no modo como o cineasta capta a adolescência como uma zona de turbulências, mas retratando-a como cúmplice, não como pai ou educador.

Ou talvez "As Vantagens de Ser Invisível" seja apenas um daqueles filmes únicos, cuja autenticidade tem a ver com a impressão de honestidade com que o diretor trata um material que parece, sob muitos aspectos, pessoal.

O que importa é que Charlie, Patrick e Sam são mais "de verdade" que a turma que estuda em Hogwarts e muito menos bocejantes que os heróis cheios de não-me-toques de "Crepúsculo". E que mesmo depois do fim do filme a gente continua querendo muito ser amigo deles.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
DIRETOR Stephen Chbosky
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE Playarte Bristol e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página