Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2012 - 03h50

Revista 'Mad' circula há 38 anos nas bancas do Brasil

Publicidade

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

A "Mad" já teve quatro editoras brasileiras desde sua primeira publicação, em 1974. O Brasil foi o décimo país a ter uma versão da revista. Até hoje, 24 países já lançaram o título.

'Mad' chega aos 60 anos com menos relevância, mas fiel à sátira implacável

Publicada inicialmente pela editora Vecchi, a revista trazia só material original traduzido para o português. A produção brasileira começou a ser inserida na virada dos anos 1980.

Com a falência da Vecchi, a revista ficou alguns meses sem ser publicada, até a Record assumir o título, de 1984 a 2000. Depois a "Mad" foi para a Mythos, editora em que ficou até 2006.

Desde 2008 é a Panini que publica mensalmente a revista. A editora também solta especiais que aproveitam material antigo, como Don Martin e "Spy X Spy".

Uma geração mais nova está descobrindo o estilo de humor da revista, mas na TV. O Cartoon Network exibe em vários horários de sua grade a "Mad TV".

Iniciada em 2009, a série é feita de programinhas de quase 15 minutos, com animações rudes, propositalmente toscas, fazendo humor com celebridades.

A estética lembra muito "South Park", ironicamente uma das muitas produções de TV ou cinema que beberam na fonte da "Mad".

É bom não confundir com "MadTV" (1995-2009), programa de esquetes criado pela revista, que sempre perdeu feio na comparação com o "Saturday Night Live".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página