Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2012 - 05h00

Gonzalo Rubalcaba e outras feras do jazz tocam nesta sexta em SP

Publicidade

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O formato, com concertos em diversos teatros e auditórios da cidade, lembra o dos festivais de jazz de Nova York e Montreal. E o elenco, que destaca jazzistas do primeiro time, como o pianista Gonzalo Rubalcaba e a arranjadora Maria Schneider, é de fazer inveja a eventos do gênero.

Depois dos shows do pianista César Camargo Mariano e da cantora Yusa, a 3ª Mostra Tom Jobim Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) prossegue com o cubano Gonzalo Rubalcaba, nesta sexta (16), no Teatro Alfa.

Com improvisos inventivos e seu toque sutil, esse pianista radicado nos EUA já lançou mais de vinte discos. Em suas composições, influências do jazz moderno convivem com a diversidade rítmica da tradição afro-cubana.

Roger H Sassaki/Folhapress
O pianista cubano Gonzalo Rubalcaba
O pianista cubano Gonzalo Rubalcaba

A mostra se estende até dezembro, com destaque para as apresentações da orquestra regida por Maria Schneider, formada por alguns dos melhores instrumentistas de São Paulo, como o saxofonista Vinícius Dorin e o acordeonista Toninho Ferragutti, no Sesc Pinheiros (em 7 e 8/12). Compositora criativa, ela promete exibir material inédito.

Outra atração de peso é o duo da vocalista Maria João com o pianista Mário Laginha, ambos portugueses, que fecham a mostra no Museu da Casa Brasileira (em 12/12).

Essa parceria, iniciada em 1994, já rendeu diversas gravações. A cumplicidade e a abertura para correr riscos são marcas dessa dupla.

Falando à Folha de Nova York, Paulo Braga, pianista e curador da mostra da Emesp, chama atenção para uma parceria estabelecida com a conceituada Juilliard School.
Além de dar aulas para os alunos de jazz da escola, ele e seu quarteto vão gravar um CD e tocar no festival Vozes da América Latina, do Carnegie Hall (em 20/12).

GONZALO RUBALCABA
QUANDO nesta sexta (16), às 21h
ONDE Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel. 0/xx/11/5693-4000)
QUANTO R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 5 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página