Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2012 - 06h24

Crítica: Bethânia relê clássicos e contemporâneos

Publicidade

CRISTINA GRILLO
DO RIO

Há artistas cujos shows têm que ser vistos, não importa qual trabalho estejam apresentando. É o caso de Maria Bethânia, que começou, domingo no Rio, a turnê "Carta de Amor", que tem como base seu novo álbum, "Oásis de Bethânia".

Em uma hora e meia de espetáculo, Bethânia canta 30 músicas. Vai de clássicos como "Negue" (de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos) e "Dora" (de Dorival Caymmi) a releituras de compositores contemporâneos. Sua interpretação de "A Casa é Sua", de Arnaldo Antunes, é antológica.

Anderson Borde/AgNews
Maria Bethânia no show "Carta de Amor", que apresentou no Rio
Maria Bethânia no show "Carta de Amor", que apresentou no Rio

Mesmo quando esquece parte da letra, como aconteceu em "Marambaia" (de Henricão e Rubens Campos), Bethânia não perde o domínio do palco e da plateia.

Depois de 47 anos de carreira, o pequeno deslize da cantora é quase imperceptível. Mais parece que está fazendo charme para os fãs.

PÚBLICO EM TRANSE

Mas é com "Carta de Amor", música de Paulo César Pinheiro que dá título à turnê, que a artista põe o público quase em transe.

Entremeado à letra de Pinheiro, ela intercala um texto de sua autoria. A intervenção da cantora está registrada em "Oásis de Bethânia" -pela primeira vez, ela gravou em estúdio um de seus textos, marca registrada dos shows da cantora.

As interpretações da cantora contam com a sólida base musical de uma banda regida pelo maestro, pianista e compositor Wagner Tiso.

Apesar de já terem gravado juntos, é a primeira vez que os dois se apresentam ao vivo em um palco.

Durante o intervalo entre os dois blocos do show, Tiso e os seis músicos sob seu comando têm a oportunidade de exibir sua qualidade ao tocar um set de músicas de Milton Nascimento. Fica a vontade de assistir uma apresentação solo do grupo.

SEM PIROTECNIA

Em tempos em que a descrição de qualquer show faz referência a telões, computadores, som e pirotecnias em geral, a cenografia minimalista criada por Bia Lessa chama a atenção.
Lâmpadas comuns, presas a fios, sobem e descem do teto. Tão simples que chega a surpreender.

Um senão, que pode ser resolvido pelos responsáveis pelo Vivo Rio, onde aconteceu o show, e também em outras casas de espetáculo nas quais garçons circulam entre as mesas.
Se o público não pode fazer pedidos durante o show -o que é muito justo- por que não instituir também a cobrança antes do início da apresentação?

Nada pior do que perder Bethânia cantando "Velho Francisco", de Chico Buarque, porque a garçonete se agachou ao seu lado com uma lanterna acessa apontando para a conta.

"Carta de Amor" será apresentado em São Paulo nos dias 29, 30 e 31 de março, no HSBC. Antes, a temporada de apresentações passa por Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Aracaju e Recife.

CARTAS DE AMOR - RIO
AVALIAÇÃO ótimo

CARTAS DE AMOR - SÃO PAULO
QUANDO nos dias 29, 30 e 31 de março de 2013
ONDE HSBC Brasil (rua Bragança Paulista, 1.281; Chácara Santo Antônio; tel. 0/xx/11/5646-2120)
QUANTO ainda não definido

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página