Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2012 - 05h10

Cultura Artística inicia vendas de temporada 2013

Publicidade

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Orquestra Real do Concertgebouw, de Amsterdã, estará em São Paulo em junho pela Sociedade de Cultura Artística, que abre hoje a renovação de assinaturas para a temporada internacional 2013.

O conjunto sinfônico terá como regente o letão Mariss Jansons, que está há oito anos no posto de diretor musical.

Votações de críticos europeus colocam a orquestra de Amsterdã no mesmo patamar ou um pouco acima da Filarmônica de Berlim.

Ela se apresentou por aqui apenas duas vezes nos últimos 40 anos, regida por Bernard Haitink e Riccardo Chailly.

A Concertgebouw trará como solista o pianista russo Denis Matsue e fará dois programas diferentes, com peças de Rachmaninov, Tchaikowsky e Mahler. É algo para ser agendado desde agora.

O mesmo vale para a Sinfônica de Montreal, em abril, sob a regência do americano Kent Nagano, titular da orquestra e ao mesmo tempo da Ópera de Munique. Serão também dois programas, com destaque para a "Sinfonia nº 4", de Brahms.

As sociedades de concerto e orquestras brasileiras estão se beneficiando indiretamente da situação econômica da Europa e dos Estados Unidos, o que levou empresários a baixar o preço dos cachês.

Assim, com o mesmo orçamento é hoje possível trazer um número maior de artistas.

É o caso de dois superlativos músicos norte-americanos, o violoncelista Yo-Yo Ma, que vem em maio e incluiu em seu programa peças de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e do violinista Joshua Bell, que se apresenta no final de setembro, com programa ainda em aberto.

A programação internacional para 2013 pode ser conferida no site www.culturaartistica.com.br.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página