Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2012 - 05h12

Zélia Duncan faz tributo afetivo a Itamar Assumpção em novo disco

Publicidade

LUCAS NOBILE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um ciclo se fecha da maneira mais saudável possível para Zélia Duncan. A cantora e compositora, que completou 30 anos de carreira em 2011, tinha três desejos para celebrar a data redonda de sua trajetória artística.

O primeiro era gravar um DVD ao vivo de seu disco "Pelo Sabor do Gesto", missão que ela cumpriu no ano passado no Teatro Municipal de Niterói, sua cidade natal.

O segundo, fazer um espetáculo só com músicas de Luiz Tatit, "To Tatiando", com o qual ela segue em cartaz.

E o terceiro, gravar um disco apenas com composições de Itamar Assumpção (1949-2003), "Tudo Esclarecido", que ela acaba de lançar.

O álbum, que conta com participações de Ney Matogrosso e Martinho da Vila, músicos como Marcelo Jeneci, Pedro Sá, Christiaan Oyens, Stephane Sanjuan, Thiago Silva e produção de Kassin, sairá nas versões CD normal, digipack e uma edição especial, com um livreto de 40 páginas.

Cecilia Acioli/Folhapress
A cantora Zelia Duncan, que lança disco em homenagem a Itamar Assumpção
A cantora Zelia Duncan, que lança disco em homenagem a Itamar Assumpção

E a homenagem a Itamar está longe de ser prestada por uma aventureira ou oportunista. Zélia, que conhece muito bem a obra do compositor e expoente da Vanguarda Paulista nos anos 1980, já havia gravado 11 temas do "Nego Dito" ao longo de sua carreira.

Ao contrário do que possa parecer, com o título "Tudo Esclarecido", a cantora fluminense nega a intenção de fazer deste disco um tributo didático ou cronológico.

"Foi tudo muito intuitivo. Quem ouvir o disco vai conhecer algo bem variado, a música grandiosa do Itamar. Eu amo esse cara, que eu vinha homenageando fazia tempo", diz.

"E ele era um compositor popular, por mais paradoxal que isso possa soar. O disco ficou alegre, no sentido de ter leveza", completa a cantora, falando sobre o alcance da música de Itamar, por mais que ele tenha ganhado rótulos de "maldito" e de um compositor "difícil".

"Tudo Esclarecido" tem 13 faixas, sendo sete regravações de temas pouco conhecidos de Itamar, além de seis inéditas. Uma delas é "Zélia Mãe Joana", feita pelo Nego Dito para a cantora, exaltando a relação de admiração que os dois sempre tiveram.

LEQUE DE VARIEDADES

"Eu já tinha esse material guardado, não precisei pedir, já tinha esse leque de variedades", diz Zélia.

O "leque de variedades" diz respeito à diversidade de gêneros que aparecem no disco.

Tem o samba rock funkeado "Cabelo Duro", o xote "Isso Não Vai Ficar Assim", as baladas "Mal Menor" e "Noite Torta".

Há também o samba "É de Estarrecer", entre outros estilos, como o forró "Vê se Me Esquece", todos com a densidade das criações de Itamar, mas que soam extremamente pop e inteligíveis.

TUDO ESCLARECIDO
ARTISTA Zélia Duncan
GRAVADORA Warner Music
QUANTO de R$ 27,90 (CD normal) a R$ 101,90 (versão deluxe), em média

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página