Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2012 - 05h52

Crítica: 'Holy Motors' reinstaura mistério no cinema atual

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Em 30 anos, "Holy Motors" poderá ter se transformado em obra-prima conhecida apenas por cinéfilos caçadores de tesouros. Visto hoje, no entanto, o filme de Leos Carax aparece como um dos mais originais e instigantes do nosso tempo.

Em vez de um fio com início, meio e fim, Carax propõe uma sucessão de tramas curtas que têm como elemento condutor um personagem interpretado por Denis Lavant.

Numa limusine que circula por Paris, o milionário Monsieur Oscar troca de roupas, de disfarces, tornando-se ora uma velha mendiga, ora um assassino brutal, ora um amante nostálgico, ora um pai melancólico.

Mais que temas, o que nos atrai nesses episódios sempre interrompidos são os climas, as imagens que transitam do sujo ao poético, do arcaico ao tecnológico, do amoroso ao sanguinolento.

Divulgação
Cena do filme "Holy Motors", de Leos Carax
Cena do filme "Holy Motors", de Leos Carax

Por trás de todas, sobra o cinema, essa manifestação artística que dá corpo a mundos inexistentes, nos torna íntimos de desconhecidos, nos faz viver experiências únicas como matar ou morrer.

A ambição maior de "Holy Motors" consiste em devolver o poder de mistério às imagens -as quais perderam muito de sua capacidade de significar ou sugerir à medida que foram ficando ao alcance de todos.

No labirinto de "Holy Motors", é desnecessário tentar se localizar ou reconhecer, como pretenderá o cinéfilo em busca dos signos e associações com que Carax tece sua colcha de retalhos.

As referências aqui são como as lembranças que guardamos dos filmes que amamos. Não há necessidade de explicá-las, pois a emoção estética é o que as torna parte de nossas vidas.

HOLY MOTORS
DIREÇÃO Leos Carax
PRODUÇÃO Alemanha/ França, 2012
ONDE Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página