Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2012 - 03h01

MIS relembra importância dos clipes na cultura pop

Publicidade

DE SÃO PAULO

O passado e o futuro do videoclipe se encontram a partir de hoje no Museu da Imagem e do Som, na exposição "Spectacle", dentro do M-V-F (Music Video Festival).

Mostra de clipes começa em SP; 'Ilustrada' elege melhores produções brasileiras
Análise: Memória afetiva, e não originalidade, norteou votos
Vote no seu clipe favorito

Organizada pelo casal Meg e John Wells, do instituto Flux, de Los Angeles, a mostra interativa tenta dar ao clipe musical seu lugar de honra no pódio da cultura pop.

"Spectacle" é dividida em núcleos temáticos e reúne cerca de 350 clipes estrangeiros, além de quase 40 brasileiros, selecionados pelo jornalista e cineasta Duda Leite.

Karime Xavier/Folhapress
A partir da esq., Meg Wells, Duda Leite e Jonathan Wells, curadores da exposição "Spectacle"
A partir da esq., Meg Wells, Duda Leite e Jonathan Wells, curadores da exposição "Spectacle"

O recorte gringo vai além de televisões exibindo os clipes mais famosos do mundo --interatividade é uma das palavras de ordem.

O visitante pode, então, brincar dentro de alguns vídeos e até ver relíquias desse gênero, como os desenhos originais usados no clássico "Take On Me", do A-Ha.

A seção que promete ser uma das mais visitadas é a "Agent Provocateur", com clipes polêmicos. Estão lá, por exemplo, "Erotica", da Madonna, e o violentíssimo "Stress", do Justice.

Para relaxar --ou suar um pouco-- vale parar em "Body Language", com as melhores coreografias em clipes, caso de "Single Ladies", de Beyoncé.

A mostra também lembra da contribuição de nomes importantes do audiovisual para o clipe, com filmes de Michel Gondry e Spike Jonze.

O futuro é visto nas experimentações de bandas como a canadense Arcade Fire, que aposta na interatividade de seus projetos visuais na internet, como em "Wilderness Downtown" e "Sprawl II".

Além de "Spectacle", o V-M-F traz sessões especiais a cada semana, em que clipes serão exibidos no auditório.

"Clipes têm valor sentimental para muita gente", diz John Wells. "É uma arte de fácil identificação", completa Meg. (IURI DE CASTRO TÔRRES)

SPECTACLE
QUANDO ter. a sex., das 12h às 21h; sáb. e dom., das 11h às 20h; até 27/1
ONDE MIS (av. Europa, 158, tel. 0/xx/11/2117-4777)
QUANTO R$ 4
PROGRAMAÇÃO mis-sp.org.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página