Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2012 - 03h00

Crítica: Engenhoso, "Building Stories" é ápice da carreira de Chris Ware

Publicidade

RODRIGO LEVINO
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Faz tempo que quadrinhos deixaram de ser coisa só de criança ou adolescente. Mas é improvável não se sentir assim diante dos 14 fragmentos que compõem "Building Stories", o "tour de force" de Chris Ware, tamanhas as possibilidades, invencionices e formatos da obra.

Com gibi que não é gibi, Chris Ware cria leitura fora de ordem

O fio condutor da trama, dividida em objetos que vão de jornais e tabuleiros montáveis a tirinhas e folders, é a história de uma mulher solitária que tem parte da perna esquerda amputada.

Quer dizer, esse é o desenrolar "normal" da HQ, que acompanha a protagonista da infância à vida adulta. As mil outras possibilidades ficam por conta da curiosidade do leitor. Um desbunde.

À parte o jogo proposto pelo autor, "Building" conserva os traços marcantes de Ware --o pendor para a melancolia, o traço detalhista, a economia de palavras-- e é uma obra comovente.

Tempos atrás, Ware disse que via o livro como um corpo vivo. Ao deixar que o leitor dê vida a esse corpo, ele faz com que saltemos livremente no seu modo particular de enxergar o mundo.

BUILDING STORIES
AUTOR Chris Ware
EDITORA Pantheon
QUANTO US$ 50 (importado, cerca de R$ 110)
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página