Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2013 - 01h23

Esnobado pelo Oscar, Ben Affleck conquista os principais Globos de Ouro com "Argo"

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 02h05.

Ben Affleck não foi indicado ao Oscar na categoria de melhor diretor, mas levou para casa o Globo de Ouro por seu trabalho de direção em "Argo". O filme também levou o prêmio mais importante da noite como melhor drama.

"Argo", que causou polêmica por retratar uma crise diplomática entre Irã e Estados Unidos em 1979, deu a Ben Affleck seu segundo e terceiro Globo de Ouro.

Em 1997, ele havia vencido com o roteiro de "Gênio Indomável", que escreveu com o parceiro de longa data, Matt Damon.

Em seu discurso pelo prêmio de direção, Affleck agradeceu Tony Mendez, um "herói americano" segundo suas palavras. Mendez é o personagem que o próprio Affleck interpreta no filme, o homem que coordenou o resgate de diplomatas americanos no Irã.

O filme ainda contou com o astro George Clooney como produtor.

POLÊMICA

O governo iraniano já anunciou que financia um filme contando a sua versão dos fatos. Affleck chegou a ser acusado de islamofóbico por parte da comunidade muçulmana ao redor do mundo.

Pouco antes da entrega do prêmio, Affleck acusou o Irã de viver sob "regime stalinista" e disse que era uma "grande conquista" ter provocado o governo do país.

Concorriam com "Argo" os filmes "Lincoln", "Django Livre", "As Aventuras de Pi" e "A Hora Mais Escura".

Para obter o Globo de Ouro de melhor diretor, Affleck venceu Kathryn Bigelow ("A Hora Mais Escura"), Ang Lee ("As Aventuras de Pi"), Steven Spielberg ("Lincoln") e Quentin Tarantino ("Django Livre").

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página