Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2013 - 18h16

Roteiro de Laurence Olivier para "Macbeth" é encontrado depois de mais de 50 anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Desaparecido há mais de 50 anos, o roteiro do ator e diretor Laurence Olivier para o filme "Macbeth" foi encontrado por uma pesquisadora britânica. A informação é do jornal "Guardian".

Olivier, abandonou o projeto em 1958 por questões financeiras, afirmava que não havia mais cópias de seu roteiro e que ninguém jamais saberia como seria a sua adaptação para o texto de Shakespeare.

Jennifer Barnes, da Universidade Exeter, descobriu, entretanto, o texto enquanto fazia uma pesquisa sobre o filme "Ricardo 3º", de Olivier. Enquanto olhava manuscritos na British Library --que havia comprado um arquivo da família de Olivier em 2000 por um valor de 1 milhão de libras--, encontrou o roteiro.

Divulgação
Laurence Olivier e Joan Fontaine em cena do filme "Rebecca", de 1940
Laurence Olivier e Joan Fontaine em cena do filme "Rebecca", de 1940

Na versão de Olivier, Vivien Leigh --atriz de "...E o Vento Levou" e sua mulher, na época-- viveria Lady Macbeth. O protagonista seria interpretado pelo próprio Olivier. A dupla interpretaria, ainda, o papel de duas das três bruxas da história.

No filme, Lady Macbeth sofreria um aborto --coisa que não ocorre no texto original. O começo também seria diferente: em vez de abrir com as três bruxas, como na peça, o filme começaria com Macbeth olhando sua própria imagem ensanguentada em um fosso.

O longa terminaria com uma cena de luta entre Macbeth e Macduff. Olivier escreveu no roteiro: "Todo o truque de luta imaginável que não faça as pessoas rirem deve ser utilizado".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página