Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2013 - 18h09

Filme americano 'Fruitvale' leva prêmio máximo do Festival de Sundance

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O filme "Fruitvale", que trata de um jovem negro baleado pela polícia em um bairro da área da baía de São Francisco, ganhou no sábado (26) o grande prêmio do júri de ficção americana, o prêmio máximo do Festival de Sundance, a maior vitrine para o cinema independente nos Estados Unidos.

O filme, do roteirista e diretor Ryan Coogler, também levou o prêmio de melhor filme de ficção concedido pelo público, após 11 dias de festival, realizado em Park City, no Estado de Utah.

Na categoria de filmes estrangeiros, o "Pussy Riot - A Punk Prayer" ("Pussy Riot - Uma Oração Punk", em tradução livre), levou o prêmio especial do júri de documentários, cujos produtores utilizaram o discurso de aceitação do prêmio para promover a causa do trio feminino russo.

"Esta é uma honra incrível e um grande prêmio... Masha, Nadia e Katya começaram uma revolução feminista que esperamos que continue através do mundo", disse o codiretor, Mike Lerner.

Já o filme sul-coreano "Jiseul", dirigido por Muel O, levou o prêmio de melhor filme de ficção estrangeiro.

Danny Moloshok/Associated Press
Ryan Coogler recebe prêmio no Festival de Sundance
Ryan Coogler recebe prêmio no Festival de Sundance

HISTÓRIA REAL

"Fruitvale", o nome do bairro da área da baía de São Francisco onde ocorrem as ações do filme, relata a história verídica de Oscar Grant, morto a tiros pela polícia no Ano-Novo de 2009.

Entre seus protagonistas encontra-se Octavia Spencer, que levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano passado por seu papel no drama sobre os direitos civis "Histórias Cruzadas".

O grande prêmio do júri de documentário americano foi para "Blood Brother", dirigido por Steve Hoober, que retrata o trabalho de um americano em meio a uma comunidade na Índia afetada pelo HIV. O filme também recebeu o prêmio do público em sua categoria.

O prêmio para o melhor diretor de filme de ficção americano foi para Jill Soloway por "Afternoon Delight", enquanto Zachary Heinzerling levou o troféu de melhor diretor de documentário por "Cutie and the Boxer".

O grande prêmio do júri para melhor documentário estrangeiro foi concedido à produção cambojana "A River Changes Course", dirigida por Kalyanne Mam.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página