Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2013 - 15h05

Festival de Berlim terá obra do cineasta iraniano Jafar Panahi

Publicidade

DE SÃO PAULO

O 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa na próxima quinta-feira (7) e vai até 17 de fevereiro, vai apresentar neste ano o último filme do diretor iraniano Jafar Panahi, preso em seu país por seu olhar crítico a respeito do governo.

Dentre os convidados neste ano para o festival, estão Isabella Rossellini, Matt Damon, Jude Law, Juliette Binoche, Nicolas Cage, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Christopher Lee.

O único brasileiro na competição está na Seção Panorama. É "Habi, a Estrangeira", de Maria Florencia Alvarez, um coprodução com a Argentina.

O diretor da Berlinale, Dieter Kosslick, ressaltou que as seleções paralelas permitirão descobrir o olhar ácido que lançam, em seus longas, os países do sul da zona do euro sobre a crise da dívida que os afetou duramente (como Grécia, Espanha e Portugal).

Jafar Panahi, cineasta de 52 anos aclamado nos principais festivais internacionais de cinema por seus filmes corajosos de crítica social, proibidos no Irã, apresentará "Closed Curtain", um longa em que ele mesmo aparece. Esta obra, codirigida por sua compatriota Kambozia Partovi, é muito esperada em Berlim.

Panahi foi detido em razão do documentário que estava rodando sobre os distúrbios ocorridos na eleição de Mahmud Ahmadinejad em junho de 2009. Ele foi acusado de propaganda contra o regime e, depois de ser condenado à prisão domiciliar, foi sentenciado a seis anos de prisão, além de ter sido proibido de filmar durante 20 anos. O iraniano também não está autorizado a viajar.

Panahi dirigiu "O Balão Branco", "Sangue e Ouro", "O Espelho", "O Círculo" e ganhou o Urso de Prata em Berlim em 2006 por "Fora do Jogo". Ele é considerado um dos principais representantes da "nova onda" do cinema iraniano, ao lado de Abas Kiarostami, de quem foi assistente no começo de sua carreira.

Divulgação
Cineasta iraniano Jafar Panahi
Cineasta iraniano Jafar Panahi

O americano Gus Van Sant, ganhador da Palma de Ouro em Cannes em 2003 com "Elefante", concorre com "Terra Prometida", protagonizado por Matt Damon. O sul-coreano Hong Sang-soo, selecionado em Cannes em 2012 por "Em outro país", apresentará sua última obra, "Nobody's daughter Haewon".

Outros filmes que concorrem neste ano na Berlinale são "Camille Claudel 1915", do francês Bruno Dumont, com Juliette Binoche; 'Um episódio na vida de Iron Picker', do bósnio Danis Tanovic; e o alemão "Gold", de Thomas Arslan, com a estrela Nina Hoss, aclamada por seu papel no ano passado em "Barbara".

O diretor chinês Wong Kar Wai presidirá o júri do 63º Berlinale e apresentará seu novo drama épico "The Grandmaster" na noite de abertura. Exibido fora de competição o longa é sobre a vida do mestre de kung-fu Ip Man.

*

Veja a lista dos filmes concorrentes ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2013:

"Camille Claudel 1915", de Bruno Dumont (França)
"A Long and Happy Life", Boris Khlebnikov (Rússia)
"Prince Avalanche", David Gordon Green (EUA)
"Side Effects", de Steven Soderbergh (EUA)
"Terra Prometida", de Gus Van Sant (EUA)
"'Elle s'en Va', de Emmanuelle Bercot (França)
"An Episode in the Life of an Iron Picker", de Danis Tanovic (Bósnia-Herzegovina)
"The Necessary Death of Charlie Countryman", Fredrik Bond (EUA)
"Gloria", de Sebastián Lelio (Chile/Espanha)
"Gold", de Thomas Arslan (Alemanha)
"Layla Furie", de Pia Marais (Alemanha/África do Sul)
"Nobody's Daughter Haewon", de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
"Paradise: Esperança", Ulrich Seidl (Áustria)
"Closed Curtain", Jafar Panahi, Kamoziya Partovi (Irã)
"Child's Pose", de Calin Peter Netzer (Romênia)
"La Religieuse", de Guillaume Nicloux (França)
"Harmony Lessons", de Emir Baigazin (Cazaquistão/Alemanha)
"Vic et Flo Ont Vu un Ours", de Denis Côté (Canadá)
"In the Name of", de Malgoska Szumowska (Polônia)

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página