Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2013 - 03h03

Crítica: Estreia de Cacá Machado leva toque conceitual ao imaginário do samba

Publicidade

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O imaginário sambístico é tão amplo e elástico quanto nós quisermos dele. Entre músicas cantadas em primeira pessoa e composições construídas sobre observações, metassambas e não-sambas, o ritmo, com sua história e tudo que ele sugere, é base fundamental da música brasileira há pelo menos um século.

Com mistura de gerações, Cacá Machado lança "Eslavosamba", seu primeiro disco autoral

O primeiro álbum autoral do historiador e músico Cacá Machado já insere no título o seu próprio toque conceitual, assumindo relações e somando diversas participações para construir um universo tão dentro das tradições musicais quanto disposto a reinventá-las.

Entre rua e academia, familiaridade e estranhamento, o álbum traz texturas, poesias, comentários e climas de colorido sépia: samba bem informado, intelecto em busca do instinto, música do corpo a serviço do cérebro.

Victor Moriyama/Folhapress
Cacá Machado na casa do arquiteto Guilherme Wisnik, um dos seus parceiros no disco
Cacá Machado na casa do arquiteto Guilherme Wisnik, um dos seus parceiros no disco

Unindo figuras como Ná Ozzetti, Arrigo Barnabé, José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski a nomes como Romulo Fróes, Marcia Castro, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci, o disco também funciona como retrato de pelo menos duas gerações de certa música feita em São Paulo.

Não à toa é grande a proximidade com o trabalho dos citados, cruzando bons momentos poéticos e achados rítmicos, em busca das magias nucleares que formam uma canção, com leves momentos quase pop, como em "Quero Mais" e "Divino Flerte".

Com produção de Gui Kastrup e direção artística de Fróes, em parceria com Machado, o álbum tem como base Kastrup (bateria), Meno Del Picchia (baixo), Rodrigo Campos (cavaquinho), Kiko Dinucci (guitarra) e Machado (violão), com algumas variações e participações.

ESLAVOSAMBA
ARTISTA Cacá Machado
GRAVADORA YB Music/Circus
QUANTO R$ 25, em média (download gratuito no site www.cacamachado.net)
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página