Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2013 - 03h07

Casal cego do Mali toca seu afro blues no Sesc Pompeia

Publicidade

TRAJANO PONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Vocês devem se sentar e conversar. Discutir juntos, malineses. Conflitos raciais não são bons. Discutir juntos, guineenses. Conflitos raciais não são bons. Discutir juntos, marfinenses."

A letra de "Unissons Nous" ("unamo-nos"), música da dupla Amadou & Mariam --que faz shows nesta quinta-feira (21) e na sexta em São Paulo--, pede a união.

O tema é recorrente na discografia do casal apresentado ao mundo em 2005 com o álbum "Dimanche à Bamako", produzido por Manu Chao.

Francois Mori/Associated Press
Mariam e Amadou recebem Prêmio Victoire 2013 em Paris
Mariam e Amadou recebem Prêmio Victoire 2013 em Paris

Desde aquele ano, sua música --chamada no Ocidente de afro blues--, misto de canções de amor e de temas políticos, ganhou ouvintes fora do Mali, país natal da dupla.

Apesar do rótulo e dos temas às vezes sérios nas letras --cantadas em francês e predominantemente em bambara, língua nativa--, a forte base de instrumentos de percussão e corda dá ao som um tom positivo e alegre, mais "afro" que "blues".

"Sempre quis abrir as portas do continente ao mundo", diz Amadou Bagayoko, 58, principal vocalista e instrumentista da banda, em entrevista por telefone, de Paris.

E é fato que portas foram abertas. Desde a descoberta de sua música fora da África, a dupla tocou em festivais como Coachella e Lollapalooza (EUA) e o inglês Glastonbury.

Apesar disso, Amadou diz que sua arte ainda fala alto aos africanos. "Nossas canções são bem recebidas na África por todo mundo. É evidente que ninguém mais quer demagogia, ninguém mais quer corrupção", diz.

A música ainda não venceu a vida difícil no Mali, para onde a França recentemente enviou tropas para combater atos de violência perpetrados por fundamentalistas.

"Em 2012, passamos muito tempo na França. Mas estávamos em Bamaco [a capital] quando os franceses chegaram. Em boa hora", ele diz.

Hoje chacoalhado pela violência, a riqueza musical do país, que já deu ao mundo nomes como Salif Keita, é explorada no filme "Music in Mali".

O documentário é dirigido pelo americano Aja Salvatore e tem produção musical do brasileiro Rafael Tudesco, radicado em Los Angeles. Eles têm uma gravadora especializada em música africana.

"Nunca imaginei que metade do país seria tomada por extremistas. Não é o tipo de islã com que convivemos em nossas viagens", diz Salvatore, que fez viagens frequentes ao país na última década.

Ele pretende terminar o filme a tempo de inscrevê-lo em festivais ainda neste ano.

Amadou --entrevistado no filme-- reafirmou à Folha a esperança que marca suas letras."O futuro da África? Vai dar certo! Antes, havia muitos golpes de Estado; hoje, temos um pouco mais de democracia, estamos na transição. Vai dar certo!", diz.

AMADOU & MARIAM
QUANDO quinta-feira (havia poucos ingressos quando esta edição foi concluída) e sexta-feira (esgotado), às 21h30
ONDE Sesc Pompeia - Choperia (r. Clélia, 93; tel.: 011/3871-7700)
QUANTO de R$ 10 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página