Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2013 - 03h44

Crítica: Para toda a família, "Os Croods" explora medo de sair da caverna e viver

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Animação é mercado de peixe grande, sabe muito bem a DreamWorks. Seus quatro longas mais recentes no formato --"A Origem dos Guardiões", "Madagascar 3", "Gato de Botas" e "Kung Fu Panda 2"-- arrecadaram US$ 2,2 bilhões apenas nos cinemas.

'Tenho orgulho de todos os meus filmes', diz Nicolas Cage

Boa parte dessa grana vem de gente grande --e aí está "Os Croods", primeiro filme de animação do estúdio em 2013, para lembrar a importância do "filme para a família".

O estúdio combinou a experiência dos diretores e roteiristas Chris Sanders ("Lilo & Stitch", "Como Treinar o Seu Dragão") e Kirk De Micco ("Space Chimps - Micos no Espaço"). O resultado é uma isca quase científica para pais e filhos, por meio de uma história destinada a facilitar a identificação de todos com os personagens.

Divulgação
Cena da animação "Os Croods"
Cena da animação "Os Croods"

Os Croods são uma família pré-histórica --pai, mãe, três filhos e sogra. Nada a ver com "Os Flintstones"; aqui, a sátira à sociedade de consumo é bem pontual, funcionando em uma ou duas sequências.

O que importa para o humor balanceado do filme é a cultura do medo e como ela se enraíza na classe média desde tempos imemoriais. Grug, o pai brutamontes, vive dos lemas "o novo é sempre ruim" e "nunca percam o medo". Sair da caverna? Só para caçar --não existia o "delivery".

O desequilíbrio é causado pela filha jovem, que conhece um jovem nômade de fora da caverna e arrasta o grupo para descobrir o mundo e o novo -o que, alerta o filme para moradores de condomínios fechados, significa viver.

OS CROODS
DIREÇÃO Chris Sanders e Kirk De Micco
PRODUÇÃO EUA, 2013
ONDE Kinoplex Itaim 5 e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página