Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2013 - 03h54

Peça "Fora de Mim" retrata superação de fim de relação

Publicidade

GUSTAVO FIORATTI
DE SÃO PAULO

"A dieta da dor de cotovelo funcionou melhor do que um photoshop, perdi três quilos!"

A frase é uma das preciosidades elaboradas no turbilhão vivido pela personagem central de "Fora de Mim", uma mulher de 40 anos tentando superar o fim de um relacionamento apaixonado.

O livro da gaúcha Martha Medeiros é adaptado agora para o teatro. Com direção de Francisco Ramalho Jr. e Lavínia Pannunzio no papel principal, a peça cumpre temporada no teatro Eva Herz.

João Caldas/Divulgação
Maria Manoella e Lavínia Pannuzio em cena de "Fora de Mim"
Maria Manoella e Lavínia Pannuzio em cena de "Fora de Mim"

O retrato da depressão, da euforia diante da perda e da luta para livrar-se do pensamento obsessivo faz lembrar dramas densos, como "A Voz Humana", de Jean Cocteau, porque o sujeito amado não está mais presente em cena. "Gosto muito desse aspecto do texto", diz Ramalho.

A diferença é que a narrativa de Medeiros, também em primeira pessoa, embute boa dose de comicidade às dores da perda. "A sensação de abandono tumultua a vida dela. Mas isso se torna cômico e patético ao mesmo tempo", diz Ramalho. Sua adaptação para o palco se restringe quase totalmente a mudanças de tempos verbais.

O conflito se intensifica no momento em que a protagonista descobre que o ex-amante está com outra mulher, vivida por Maria Manoella.

Ao encontrar-se com "A Outra" (o nome da personagem), a protagonista procura demonstrar serenidade e alegria e reconhece em si a capacidade de não transparecer a dor. "Sim, eu mereço um prêmio pela bofetada que fingi que num tava levando."

Mais tarde, em casa, ela procura consolação na astrologia e em afazeres prosaicos. "No meu horóscopo não tem nada de legal pro meu signo, então leio o seu, tudo está correndo bem pra você."

Assim, vai tateando formas de reconstruir sua autoestima.

FORA DE MIM
QUANDO ter. e qua., às 21h
ONDE Teatro Eva Herz (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/3170-4059)
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página