Madonna se perde em modernidade artificial de "Hard Candy"
No próximo dia 28 de abril, a pop star Madonna, 49, lança o décimo primeiro álbum de sua carreira, "Hard Candy". O novo disco --último da cantora norte-americana pela Warner Music-- traz a participação especial de figuras conhecidas do universo hip hop como Pharrell Williams, Justin Timberlake e Timbaland.
Divulgação |
Cantora Madonna lança "Hard Candy", 11º disco de sua carreira, no próximo dia 28 |
Cheio de contrastes e de contradições --no trabalho completo e não em cada faixa, como havia proferido a cantora--, "Hard Candy" surpreende a princípio pelo frescor, mas decai ao longo de sua execução e não chega, nem de longe, a ser uma obra genial.
Se, por momentos, "Madgesty" --apelido de Madonna que brinca com sua "realeza"-- parece se divertir como uma adolescente feliz em um bar futurista no oriente nas férias, por outros parece uma cantora repetitiva e perdida, andando por becos escuros e artificiais de uma metrópole luxuosa como Londres ou Nova York.
O álbum, que em diversos trechos remete a outras fases e músicas da cantora (seja em sonoridades, letras ou estilos), peca pela vontade desesperada de inovar. A impressão é a de que, apesar de Madonna nunca ter feito algo ao menos parecido com "Hard Candy", muitos outros artistas --até mesmo o próprio convidado Justin Timberlake-- já usaram e abusaram de certas fórmulas exploradas no disco.
No entanto, vale esclarecer que esta "decepção" que o álbum pode trazer, se deve exclusivamente ao fato de que é um lançamento de Madonna sendo analisado, já que, quando se trata da cantora, o mínimo que se espera é vanguarda absoluta e uma artista à frente de seu tempo.
A idéia geral é que, para criar "Hard Candy", Madonna se apropriou de tudo que conhece, gosta e anda em voga no universo pop de hoje, de batidas sexy a vocais pegajosos, passando por metáforas de poder e muitas, mas muitas, referências a si mesma.
Trocando em miúdos, sem querer copiar ninguém e não parecer repetitiva, Madonna se perdeu em meio aos tantos conceitos "modernos" e artificiais que quer apresentar em "Hard Candy" e parece que, desta vez, não conseguiu elevar um disco seu ao status de arte.
A seguir, confira a análise completa do novo álbum de Madonna, faixa a faixa.
1. "Candy Shop"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
O novo trabalho de Madonna abre com "Candy Shop", canção que, além de explicar a temática adocicada do álbum, também já convida os ouvintes ao ritmo dançante que será explorado em todo o disco.
2. "4 Minutes"
Escrita por Madonna e Justin Timberlake, produzida por Timbaland, com vocais adicionais de Justin Timberlake
No hino do CD, que já tem vídeo disponível no YouTube, a cantora volta a abordar a questão do tempo, como em "Hung Up", primeira música de trabalho de "Confessions On The Dancefloor".
3. "Give It 2 Me"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
Grande destaque de "Hard Candy" e talvez a melhor faixa do disco --não por acaso Madonna veste um cinturão na capa do CD com o nome da música--, a canção bem dançante é cheia de efeitos sonoros. Lembra, ainda que de forma distante, Gogol Bordello, banda "adotada" por Madonna desde os shows do Live Earth.
4. "Heartbeat"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
A música, que poderia ser classificada como "hip hópera", aposta em agudos da cantora e em um ritmo que remete aos anos 80, porém, de com aura metafórica. Poderia ser uma música de Kylie Minogue, cheia de rimas fáceis e gostosas.
5. "Miles Away"
Escrita por Madonna e Justin Timberlake, produzida por Timbaland
Uma das músicas mais insossas do álbum, "Miles Away", que possivelmente fala da relação da diva com seu marido Guy Ritchie quando viviam em continentes separados, é repetitiva, mas ganha pela batida, ideal para reuniões entre amigos em casa.
6. "She's Not Me"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
Forma poética de Madonna dizer "depois de mim, ninguém". A música, que fala sobre a substituição da cantora por outra mulher, tem rap forte, elementos do groove e uma colagem de estilos. No final, parece que o tema remixa a si mesmo.
7. "Incredible"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
A faixa, que começa com sons que lembram o de uma cobra cascavel, é a mais adolescente e uma das mais fracas de "Hard Candy". Com sonoridades que remetem ao reggaton, a música termina com uma Madonna em cólera e confusa, bradando que "precisa pensar sobre isso"...
8. "Beat Goes On"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
Uma surpresa para quem já tinha ouvido esta faixa na época em que vazou, no final do ano passado. Com outros arranjos e mais "evoluída", a faixa funciona, surpreende e faz dançar. Ponto para Madonna.
9. "Dance 2night"
Escrita por Madonna e Justin Timberlake, produzida por Timbaland, com vocais adicionais de Justin Timberlake
Faixa perfeita para dançar sorrindo, "Dance 2night" é um dos pontos altos do álbum. Muito dançante, a música volta a explorar a filosofia de que "music makes the people come together" ("música faz as pessoas ficarem juntas"), iniciada no álbum e na faixa "Music", de 2000.
10. "Spanish Lessons"
Escrita por Madonna e Pharrell Williams, produzida por The Neptunes
Uma das faixas mais esperadas pelos fãs hispânicos da cantora, "Spanish Lessons" decepciona de cara. Literalmente uma aula de espanhol em áudio, a canção, ainda que com um ritmo quente e tipicamente latino, escorrega no excesso de gemidos de Madonna e na chatice da letra.
11. "Devil Wouldn't Recognize You"
Escrita por Madonna e Justin Timberlake, produzida por Timbaland, co-produzida por Nate "Danja" Hills, com vocais adicionais de Justin Timberlake
Música cult e "gangsta" do álbum. Obscura e satírica, a faixa, que traz sons de chuva no meio de suas batidas, oferece uma atmosfera "religiosa", porém, sem pregar ensinamentos. O violão dedilhado do final surpreende.
12. "Voices"
Escrita por Madonna e Justin Timberlake, produzida por Nate "Danja" Hills, co-produzida por Timbaland, com vocais adicionais de Justin Timberlake.
"Hard Candy" termina com Justin Timberlake perguntando: "Who's the master and who's the slave?" (na tradução livre, "quem é o mestre e quem é o escravo?"). A faixa, que poderia ser trilha de Gotham City, fictícia cidade de Batman, analisa a questão do poder e das estruturas, tão presente na carreira de Madonna.
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