Para Atala, série mostra cultura a partir de ingredientes e pessoas

LUCIANA COELHO
COLUNISTA DA FOLHA

A conhecida relação do chefe Alex Atala com os ingredientes nativos do Brasil precede sua relação com a cozinha, mas isso nem sempre é lembrado por aqueles que o perfilam ou se interessam por seu trabalho. E, por trás de seu trabalho, há uma rede vasta de pessoas conhecedoras da cozinha e dos produtos nacionais.

É essa relação que o documentarista David Gelb explora para construir não só a identidade do chef brasileiro, mas a identidade do país, no episódio dedicado a Atala na série "Chef's Table", cuja segunda temporada a Netflix estreou na sexta (27).

E sobre ser um renascentista moderno?

É tão difícil falar da gente. Acho que a discrição do David para falar que sou um renascentista moderno não é errônea, mas também não é precisa.

Prefiro ainda me ver como uma pessoa que conseguiu unir vários momentos da vida por meio do meu ofício, que é cozinhar. Um garoto que andou pelo mato, um jovem que foi do punk rock, uma personalidade agitada, contestadora, pontuda, e tudo isso se exprimir por meio da cozinha que eu elaboro exprimindo, antes de mais nada, minha cultura.

Qual seu episódio favorito?

Como participantes não tivemos acesso ainda aos outros documentários. Tivemos a chance de, depois de pronto, opinar sobre algum possível erro de tradução ou alguma imperfeição do documentário -e no meu caso não houve.

Da primeira temporada, o Massimo Bottura é um dos meus favoritos pela amizade que temos, o Magnus Nilsson também é um muito bom amigo, que divide a paixão pela caça até pelas condições e o lugar que ele vive.

Tenho um tremendo orgulho e admiração pelo trabalho do Francis Mallmann. Da segunda temporada tem pelo menos mais um grande amigo, o Enrique Olvera, do México. Quando o Pujol completou dez anos, eu e o René Redzepi fizemos um jantar em celebração do restaurante, e o Enrique é uma pessoa que fascina pela identidade mexicana, pelo mescal, pela pimenta que ele carrega.

E não dá para não falar do talento da Ana Ros e da Dominique Crenn.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.