10 coisas que você talvez não saiba sobre o Oscar

DA BBC BRASIL

Como todos os anos, a esta altura, a cidade de Los Angeles, na Califórnia, está se preparando para sediar a cerimônia do Oscar.

Na 89ª edição do prêmio, o favorito da disputa é o musical "La La Land". Entre as 12 categorias em que o longa concorre estão as de melhor filme, diretor, ator e atriz principal.

Em suas quase nove décadas de existência, o Oscar se consolidou como o prêmio de excelência na indústria do cinema, além de converter-se em um dos eventos televisivos mais acompanhados em todo o mundo.

A seguir, conheça algumas curiosidades sobre os prêmios que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS, na sua sigla em Inglês) distribui desde 1929.

1- QUEM GANHOU MAIS OSCARS AO LONGO DA HISTÓRIA?

Durante sua carreira de sucesso no cinema de animação, Walt Disney foi premiado com 22 Oscars, de um total de 59 indicações.

Ele também recebeu quatro prêmios honorários, tornando-se a pessoa com o maior número de prêmios da Academia de Hollywood.

Em seguida está o diretor de arte Cedric Gibbons, que ganhou 11 Oscars e a quem é creditado o design da famosa estatueta dourada.

10- O ATOR COM MAIOR NÚMERO DE OSCARS

Nesta categoria, o vencedor indiscutível é o americano Jack Nicholson, que soma 12 indicações ao longo da carreira.

Nicholson ganhou o Oscar em três ocasiões, assim como Daniel Day-Lewis (três vezes como o ator principal) e Walter Brennan (três vezes por melhor coadjuvante).

O ator de 76 anos ganhou o prêmio de melhor ator em 1976 por "One Flew Over the Cuckoo's Nest" ("Um Estranho no Ninho") e em 1998 por "As Good as It Gets" ("Melhor ... impossível"), e o de melhor coadjuvante em 1984, por "Terms of Endearment" ("Laços de Ternura").

Crédito: Chris Pizzello/AP FILE - In this Feb. 24, 2013 file photo, Jack Nicholson speaks onstage during the Oscars at the Dolby Theatre in Los Angeles. After a seven year hiatus from film, Nicholson is expected to return to the big screen in an English language remake of the Oscar-nominated German comedy "Toni Erdmann." Nicholson and Kristen Wiig are attached to star according to a person close to the production who requested anonymity because he/she wasn't authorized to speak about the project. The trade publication Variety first reported the news Tuesday, Feb. 7, 2017. (Photo by Chris Pizzello/Invision/AP, File) ORG XMIT: CAET723
Jack Nicholson no Oscar

*Esta é a atualização de um artigo publicado em 24 de Fevereiro de 2016

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.