Crítica
No auge, violinista Isabelle Faust atrai estudantes à Sala São Paulo
"A harmonia nunca para", exclamou um músico na plateia ao final do "Concerto para violino" de Brahms (1833-97) interpretado por Isabelle Faust em sua estreia como artista em residência da temporada 2017 da Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
É um mistério como um compositor com artesanato tão elaborado tenha se tornado querido do público; talvez porque, embora inacessível, sua arte se encontre a uma distância segura, como se nos estendesse a mão para ir além.
Mas para Faust não há mistérios técnicos, nem mesmo no exigente "Concerto" de Brahms. Sua busca é pela sonoridade específica de cada frase –o amálgama de volume, timbre e articulação que ela extrai de um violino Stradivarius fabricado em 1704.
Felix Broede/Divulgação | ||
A violinista alemã Isabelle Faust, artista residente da Osesp em 2017 |
Ao contrário de um concerto com piano solista, o solo de violino sai da essência da orquestra, e Brahms aproveita o fato para, em mil peripécias, descolar e recolar solo e tutti.
Só dá certo com cooperação e competência da orquestra, especialmente do próprio naipe de violinos; na quinta (11), o grupo liderado pelo spalla Emmanuele Baldini soube abraçar e deixar voar a solista.
O regente estoniano Arvo Volmer tira muito som da Osesp, o que já havia mostrado antes do intervalo nas obras escuras e misteriosas de seu compatriota Erkki-Sven Tüürr e na "Sinfonia n.4", do finlandês Jean Sibelius (1865-1957).
A presença da alemã Isabelle Faust tem atraído jovens estudantes de violino à Sala São Paulo. Após os três dias de apresentações do "Concerto de Brahms", ela iniciou com o pianista russo Alexander Melnikov uma maratona com todas as sonatas para violino e piano de Beethoven (1770-1827) distribuídas em três dias.
Ontem (14) foram as três primeiras sonatas op.12, e mais a n.9 –a "Kreutzer", que inspirou o famoso romance de Tolstoi (1828-1907); hoje (15) serão as sonatas op. 30 (n.6, n.7, a "Eroica", e n.8); e, amanhã (16), as n.4, n.5, a "Primavera", e a derradeira n.10.
É uma rara chance de ver ao vivo a integral de Beethoven tocada por premiados especialistas no auge da carreira.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade