GUSTAVO FIORATTI
DE SÃO PAULO

Algo não bate nesse exercício de fé.

As previsões dos videntes que povoaram a TV aberta e alguns canais no YouTube neste fim de ano (com ocasionais entrevistas em meses anteriores) só podem conduzir a uma última visão de 2018: a maioria deles estará errada.

Entre os mediúnicos mais famosos da paróquia, ninguém concorda a respeito do resultado das eleições à presidência. Aliás, mentira. Dois deles deram a mesma resposta: o senador Alvaro Dias (Podemos - PR) é quem comandará o país. Coincidência ou não, são videntes da região sul que anteviram a surpresa.

Cigano Iago, catarinense de cabelos loiros e longos, turbante na cabeça e fala pausada, é um deles. Disse, ao "Floripa em Foco" (da comunitária TV Floripa) que Dias "provavelmente" vence.

Nascido em Apucarana, no Paraná (estado que elegeu Dias), Carlinhos Vidente é um homem com pinta de executivo, camisa sempre passada, conhecido por ter se deparado com a visão do Bispo Edir Macedo em cadeira de rodas -ainda não concretizado.

Ele tem frequentado a TV com a mesma ideia fixa: anteviu a vitória do senador no programa regional gaúcho "Masbah!". Depois, repetiu a informação no policial sergipano "Tolerância Zero!".

Só que eles se conhecem. Em maio, Carlinhos já havia publicado uma conversa com Dias, em um escritório, em canal no YouTube, onde pede apoio para a construção de um espaço. "Ajuda eu a construir aquele espaço que vai caber 700 pessoas sentadas e mais um espaço para as pessoas mais humildes pra descansarem", diz no vídeo.

Incitado a dirigir-se à prefeitos paranaenses, Dias olha para a lente e obedece: "Acho importante que os prefeitos colaborem. Eles não precisam utilizar o dinheiro público. Eles podem mobilizar empresários da cidade". O vídeo teve 125.718 visualizações.

Para a astróloga Maricy Vogel, que não quis falar à Folha, vai dar Jair Bolsonaro. Descrita como "de grife" pela revista "Veja São Paulo" por causa da clientela célebre, ela foi ao "Programa Amaury Jr" (Rede TV!) em novembro, toda de preto, jurou ser "apolítica" e cravou: "É o destino dele ganhar essa eleição".

COPA

Num ímpeto jornalístico, Amaury Jr cobra a entrevistada: "Você viu isso claramente?". Ela responde: "Vi porque estudei o mapa de todos os candidatos", depois faz silêncio e um olhar de fatalidade.

A expressão de indignação escapou quando falou sobre Lula (PT), que lidera pesquisas. "Olha, pela astrologia, ele já deveria ter sido preso. Não entendo o que acontece, são forças obscuras. Não sei se é o sistema judiciário, porque em outro país ele provavelmente teria sido preso."

A opinião de Vogel sobre a Copa também não é otimista. Ela diz que sua previsão é baseada no mapa astral de Tite, treinador da seleção. "[Brasil] pode se classificar entre os quatro [finalistas]. Argentina é forte candidato".
Vogel acredita também na queda do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. "Ditadores estão saindo do poder. O próximo será o coreano, eu chamo ele de Ping-Pong, não sei o nome dele", diz.

Em maio, Robério de Ogum, que em seu "Portal Robério de Ogum" revela de forma transparente as "previsões acertadas" e as "previsões erradas", havia dito que Luciano Huck era o nome mais forte para a presidência.

Em novembro, o apresentador global escreveu artigo na Folha dizendo que não seria candidato. A reportagem entrou em contato com Ogum pelo e-mail informado no site. Ele respondeu "No que posso te ajudar, amigo", mas deixou no ar a questão sobre a mudança de rumo.

Márcia Fernandes, também conhecido como Márcia Sensitiva, ou ainda Sense Márcia, costuma fazer previsões sem dar muitos nomes (a reportagem não localizou apostas para Copa e eleições).

Ela alerta para um período de mal súbito, com "gente morrendo 'pa-pum'. "Não vai ter 'ficou na cama'. Não vai ter 'ele teve um derrame'. É infarto, infarto, infarto. Muita morte de jovens".

Os videntes, por fim, incluindo os búzios de Jorge Kibanazambi, concordam em algo: um período de fortes chuvas vem aí pela frente.

'OS SIMPSONS' SÃO OS MAIORES ORÁCULOS DA TV

Donald Trump presidente, Brasil derrotado na Copa disputada em casa com craque machucado, Fox vendida para a Disney. Muito antes de qualquer um desses fatos serem concretizados eles já zanzavam nas mentes insanamente criativas dos roteiristas de "Os Simpsons".

Tudo bem, nada é tão mastigado, como já não era com mãe Dinah ou Nostradamus. Um episódio exibido em 2000, com uma história futurista, mostrava Lisa como a presidente dos EUA, assumindo o posto de... Trump.

Possivelmente os torcedores do Brasil iriam preferir o resultado da animação, na qual a seleção perdia para a Alemanha, mas só de 2 a 0. Nem eles foram capazes de prever o 7 a 1. Mas lá também o craque do time se machucou, El Divo (apelido que poderia ser tranquilamente adotado por Neymar).

Mais de uma vez os produtores da animação da Fox também brincaram com a Disney. Em uma delas, o logo da Fox aparece em um cartaz com a inscrição "uma divisão da Walt Disney Co.", antecipando em anos a compra anunciada recentemente.

Portanto, se você quiser realmente saber quais são as previsões mais realistas para este ano, a dica é esmiuçar os episódios da série animada da Fox (ou da Disney?). A verdade certamente está lá dentro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.