Coleção Folha traz 'A Distância entre Nós', inspirado em diferença de classes

Crédito: Divulgação A escritora indiana Thrity Umrigar
A escritora indiana Thrity Umrigar

AMANDA LUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As vidas opostas de Bhima, moradora de favela em Mumbai, e Serabai Debash, viúva de classe média, cruzam-se em "A Distância entre Nós", de Thrity Umrigar, que chega às bancas no domingo (21) pela Coleção Folha Mulheres na Literatura.

De um lado está Sera, uma mulher que vive um misto de conforto material e violência doméstica. De outro, Bhima, que trabalha na casa de Sera há 20 anos e, abandonada pelo marido, vive tragédias inerentes à miséria.

Diante de abuso e ausência dos homens que amam, ambas esperam a felicidade no sucesso dos descendentes e se conectam em momentos difíceis. Sera paga os estudos da neta de Bhima, mas, quando tomam chá, a patroa senta-se na cadeira e a empregada, no chão.

Segundo romance da escritora hindu-americana Umrigar, a narrativa em flashbacks expõe a diferença de classes da Índia contemporânea que separa as duas mulheres e destaca as nuances das relações humanas, na intimidade construída pelo tempo que as conecta.

Thrity Umrigar - A Distância Entre Nós (Vol. 24)
Thrity Umrigar
Thrity Umrigar - A Distância Entre Nós (Vol. 24)
Comprar

"As figuras femininas são, simultaneamente, fortes e frágeis, retratos contrastados, mas não opostos, da condição feminina", escreve Cássio Starling Carlos, crítico da Folha que assina a contracapa da edição.

Para a personagem Bhima, Umrigar se baseou em uma empregada de sua casa na infância, de mesmo nome.

Nascida em Mumbai, a autora e jornalista se mudou aos 21 anos para os EUA. Publicado em 2006, "A Distância entre Nós" virou sucesso de público e foi seguido por outras obras, como "A Hora da História" e "O Tamanho do Céu".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.