Peça 'O Rio', de Jez Butterworth, tece elo entre a memória e o desejo

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Integrantes do grupo MPB4
Maria Manoella (esq.) e Nelson Baskerville durante ensaio de "O Rio" no Sesc Consolação

DE SÃO PAULO

Em "O Rio", o inglês Jez Butterworth tece uma linha entre a arte de pescar, o tempo, a memória, o amor e a nossa busca pela beleza e pelas coisas indescritíveis.

A peça do dramaturgo agora ganha a sua primeira montagem brasileira, que estreia nesta sexta-feira (19) no Sesc Consolação, em São Paulo.

Além de dirigir, Nelson Baskerville interpreta o protagonista, um homem recluso que volta todas as suas emoções para o hobby de pescar trutas que só podem ser capturadas durante determinado período do ano.

O personagem inominado leva sua nova namorada à cabana próxima ao rio onde gosta de pescar. Logo ela desaparece. Ele chama a polícia, mas ela ressurge completamente diferente.

Essas duas figuras femininas –interpretadas por Maria Manoella e Virginia Cavendish, que também idealizou e produz a montagem– somem e desaparecem durante a trama, como se trocassem de lugar ou fossem duas faces da mesma pessoa. Ou, ainda, alguma imaginação desse homem.

Algo que remete a "Esse Obscuro Objeto do Desejo" (1977), filme de Luis Buñuel no qual duas atrizes (Carole Bouquet e Angela Molina) interpretam a protagonista.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Integrantes do grupo MPB4
Virginia Cavendish (esq.) e Nelson Baskerville durante ensaio de "O Rio" no Sesc Consolação

Mais conhecido por "Mojo", peça que foi levada por ele ao cinema em 1997, Butterworth escreveu "O Rio" há seis anos. O espetáculo chegou à Broadway em 2014, com o australiano Hugh Jackman no papel do protagonista.

Entre seus trabalhos, o dramaturgo também assina o roteiro (com o irmão Tom Butterworth) e a direção de "A Isca Perfeita", filme de 2001 com Nicole Kidman e Ben Chaplin no elenco.

O RIO
QUANDO sex. e sáb., às 21h, dom. e dia 25/1, às 18h; até 25/2
ONDE Sesc Consolação - Teatro Anchieta, r. Doutor Vila Nova, 245, tel. (11) 3234-3000
QUANTO R$ 12 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.