MARIA LUÍSA BARSANELLI
DE SÃO PAULO

Maitê Proença encontrou num texto do século 14 uma personagem de "um discurso feminista muito verdadeiro".

É uma figura que condena o celibato e preza os prazeres femininos. Depois de cinco matrimônios, busca seu sexto: "Não pretendo viver em castidade só porque enviuvei. [...] Melhor o casamento do que queimar por dentro".

A personagem de "A Mulher de Bath", conto do britânico Geoffrey Chaucer, agora ganha corpo e voz de Maitê no espetáculo homônimo, que estreia nesta quinta-feira (25), em São Paulo, após passagens por Belo Horizonte, Brasília, Belém e Goiânia.

Escrito nas últimas décadas do século 14, o texto integra a série de "Contos da Cantuária" de Chaucer –considerada uma das obras responsáveis por sedimentar a língua inglesa, então fragmentada em dialetos.

Num longo prólogo, a personagem narra sua trajetória desde o primeiro casamento, na adolescência, e de que forma foi administrando seus prazeres e adquirindo, dos maridos, poder e soberania.

"Ela era imatura e teve uma evolução", diz a atriz, que na sessão de domingo (28) completa 60 anos de vida e celebra 40 de carreira. "Ela vai contando os truques da mulher, os jogos que ela fazia."

Também coloca, religiosa que é, uma mistura de sagrado e profano. Busca na Bíblia respostas para o seu prazer e questiona por que o desejo, se é uma força da natureza, deve ser visto como pecado.

Ao fim, ela chega ao conto propriamente dito. Em tom fabular, narra uma história dos tempos do rei Arthur, quando um estuprador é condenado à morte, mas terá clemência da rainha caso complete uma tarefa. Deve viajar pelo mundo e, no retorno, compreender as mulheres e seus desejos.

"O texto tem essa atualidade, essa permanência", afirma Amir Haddad, que assina a direção da peça. "Essa é a modernidade do Chaucer, botar na boca de uma mulher um discurso dessa natureza."

CORDEL E TROVA

A montagem parte da tradução de José Francisco Botelho, que busca aproximar a natureza oral do conto –tradicionalmente narrado entre peregrinos– da realidade popular brasileira. Os versos, leves e um tanto cômicos, buscam ritmos e métricas do cordel e da trova gaúcha.

Em sua direção, Haddad, 80 anos e 55 de teatro, faz o que chama de "pós-teatro", buscando limar as "ilusões" da criação cênica. Mantém o tom narrativo da escrita, sem transformá-la num texto dramático, e deixa as estruturas do palco abertas.

Maitê é acompanhada em cena de alguns elementos, além do músico Alessandro Persan, alocado no canto do cenário. Começa o espetáculo de forma despretensiosa, como numa conversa ("Cada dia eu faço de um jeito").

Explica do que trata a obra e seu contexto. "Era a transição da Idade Média para a Renascença", diz em cena. "Eles estavam indo das sombras para a luz. Já nós..."

Depois dá corpo à personagem ainda em tom de confidência com a plateia. "É uma coisa direta com o público, linear. Eu quero botar o foco no outro", afirma a atriz.

a mulher de bath

QUANDO estreia nesta qui. (25), às 18h; temporada: sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h; até 4/3
ONDE Sesc Bom Retiro, al. Nothmann, 185, tel. (11) 3332-3600
QUANTO R$ 12 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.