Descrição de chapéu titas

Titã Branco Mello faz rock de banquinho e violão em São Paulo

Crédito: Allison de Carvalho/Divulgação O músico Branco Mello, que faz show de voz e violão com canções dos Titãs e de bandas que admira
O músico Branco Mello, que faz show de voz e violão com canções dos Titãs e de bandas que admira

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

"É muito diferente. Você olha para o lado e não vê ninguém ali no palco. Um situação desafiadora, e que te deixa com muita responsabilidade. Se algo dá errado, não tem quem possa ajudar."

Falando assim, parece até que Branco Mello se sentirá em apuros na noite desta terça (30), quando subirá para seu show solo no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. Mas o cantor, baixista e compositor dos Titãs apenas exagera os desafios de seu primeiro projeto totalmente solitário.

Desde os início dos anos 1980 com os Titãs, ele se aventurou nesse longo período com bandas paralelas, como Os Jetsons, Clayderman e S Futurismo. Serviu como alternativa para o que não cabia no trabalho com o grupo famoso, mas sempre com parceiros por perto. Alguns dos integrantes dessas bandas são ou já foram Titãs, como Sergio Britto, Charles Gavin e Ciro Pessoa.

"Montei esse show de agora para teatro, com uma iluminação bacana e disposição para contar histórias divertidas passadas com os Titãs e essas outras bandas", diz Branco à Folha. A direção do show é de sua mulher, Angela Figueiredo, atriz que mantem uma companhia de teatro.

Ele fez algumas apresentações sozinho no ano passado, mas não tem um planejamento para o projeto. Como os Titãs costumam dar um tempo em janeiro, como se fosse o período de férias da banda, a chance da data no teatro Porto Seguro veio no momento certo.

O show é, segundo Branco, despretensioso, sem preocupações mercadológicas ou urgência para ser transformado em disco ou qualquer outro registro.

"É um pouco como chamar os amigos na minha casa para ouvirem músicas que eu gosto de cantar. Tem coisas dos Titãs e de outros artistas que foram importantes para mim."

Do repertório titânico ele extrai canções como "Flores", "Marvin", "Sonífera Ilha", "Televisão" e "Tô Cansado". A apresentação ainda terá "Mon Amour, Me Bem, Ma Femme", de Regialldo Rossi, e "KKK Took My Baby Away", punk acelerado dos Ramones.

Outros nomes do rock brasileiro já experimentaram seu momento banquinho e violão, como Leo Jaime, Frejat, Leoni, Nando Reis e Renato Russo. Branco não tem teoria formada sobre essa vontade de ser João Gilberto expressa pelos roqueiros.

"No meu caso, é querer algo muito diferente. Algo que me permite até cantar o que não cabe nos Titãs." Aí entra uma inédita prometida para o show, "Diferente", parceria dele com Ciro Pessoa.

O show desta terça talvez seja a única chance de ver Branco sozinho no palco este ano. Já no dia seguinte ele retorna ao estúdio com os Titãs para trabalhar intensamente na finalização da ópera-rock que a banda deve lançar ainda no primeiro semestre.

"Antes estávamos pensando em montar a apresentação ao vivo e registra depois num DVD. Mas sentimos que valia a pena gravar no estúdio agora. Temos mais de 20 músicas prontas, será um passo bem diferente na carreira dos Titãs."

BRANCO MELLO
QUANDO terça (30), às 21h
ONDE Teatro Porto Seguro, al. Barão de Piracicaba, 740, tel. (11) 3226-7300
QUANTO dec R$ 60 a R$ 80
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.