Descrição de chapéu
música

Álbum capta fúria jovem dos Rolling Stones no rádio

'On Air' reúne registros das participações da banda na BBC entre 1963 e 1965

THALES DE MENEZES
São Paulo

on air

  • Preço R$ 30 (CD)
  • Artista Rolling Stones
  • Lançamento Universal Music

Em 1965, os Beatles já eram febre no mundo. Os Rolling Stones estavam seguindo o mesmo caminho, mas com algum atraso. Assim, ainda permaneciam mais tempo na Inglaterra do que seus "rivais". E a BBC aproveitava.

Os Rolling Stones: Mick Jagger, Charlie Watts, Bill Wyman, Keith Richards e Brian Jones
A formação dos Rolling Stones em 1965, com Mick Jagger e Brian Jones (à frente), Bill Wyman (no centro), Charlie Watts e Keith Richards (no fundo) - Divulgação

Então liderados por Brian Jones (1942-1969), embora as fãs gritassem pelos "lábios de borracha" de Mick Jagger, os Stones foram figurinhas fáceis nas transmissões da rádio britânica nesse período.

O álbum recém-lançado "On Air" traz registros de aparições da banda em programas da BBC entre outubro de 1963 e setembro de 1965. Está disponível nos mercados de Estados Unidos e Europa em vários formatos: CD, CD duplo, vinil, vinil colorido e box em formato de livro de mesa. Alguns dos itens têm opção de edição "deluxe".

O CD "básico" sai no Brasil com 18 faixas. Dependendo da edição importada, o total de músicas pode chegar a 32. No entanto o essencial oferecido no disco mais simples já é matador.

covers de blues

Jagger e Keith Richards engatinhavam como compositores naqueles anos, então predominam no repertório clássicos do blues reinterpretados pelo quinteto. Ou sexteto, já que a gravação de "Down the Road a Piece" inclui o tecladista Ian Stewart, que era o sexto Stone na criação da banda, depois retirado da formação oficial por ser considerado muito feio.

Cinco músicas tinham sido gravadas por Chuck Berry (1926-2017), o maior ídolo de Richards: "Roll Over Beethoven", "Route 66", "Memphis, Tennessee", "Around and Around" e "Come On", este o primeiro single lançado pelos Stones, em junho de 1963.

Outros ídolos que entram no repertório do disco são Solomon Burke (1940-2010), do qual recriam "Cry to Me", uma balada de arrepiar, e Bo Diddley (1928-2008), presente nos covers de "Cops and Robbers" e "Mona".

Apenas três músicas são de Jagger e Richards: "The Last Time", "The Spider and the Fly" e o hino roqueiro "I Can't Get No) Satisfaction", canção de 1965 que mostrou como a dupla era boa nesse negócio.

É curioso comparar esse lançamento com "Blue & Lonesone", álbum de covers do gênero que os Stones gravaram em 2016 e que no domingo passado rendeu ao grupo o Grammy 2018 de Melhor Álbum de Blues Tradicional.

Os jovens rumo ao estrelato nos anos 1960 e os veteranos venerados de hoje têm em comum o amor incondicional pelo blues.

Esse amor está na guitarra de Richards em 1965, delirando ao tocar as coisas de Chuck Berry, e no vocal ainda vigoroso de Jagger em 2016, no seu melhor desempenho no estúdio em várias décadas. As músicas são tão boas que fica fácil entender o fascínio dos jovens brancos ingleses pelo som negro americano.

É evidente que "On Air" tem vocação para trilha sonora de "bailinho". Quem quiser tirar toda a tralha da garagem e chamar os amigos cinquentões e sessentões para a noite de sábado só precisa descolar rum e Coca-Cola.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.