Após cortes de R$ 45 mi, TV Brasil traz nova programação

Atrações infantis ficarão concentradas entre 10h e 17h30

 

Cena da animação "O Diário de Mika", que integra a programação da TV Brasil
Cena da animação "O Diário de Mika", que integra a programação da TV Brasil - Reprodução

 

GUSTAVO FIORATTI
São Paulo

Nesta segunda-feira (19), a TV Brasil, que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (a EBC, do governo federal), faz alterações em sua grade de exibições, concentrando a programação infantil entre 10h e 17h30.

Antes, a "TV Brasil Animada" começava às 8h15 e fazia uma pausa às 12h30 para a exibição de programas jornalísticos. Depois continuava entre 13h30 e 16h30.

Agora, durante a semana, o jornalístico "Repórter Visual" passa a ser exibido às 9h15 e é seguido pelo "Repórter Brasil", às 9h30. A transferência para a manhã possibilitou que o intervalo na grade infantil fosse eliminado.

Entre os desenhos, haverá as estreias de "O Diário de Mika" (indicado ao Emmy Kids) e da nova temporada de "Carrapatos e Catapultas".

"Percebemos que, na hora do almoço, a gente tinha uma queda de audiência. Avaliamos que havia uma quebra de narrativa. Estávamos acarreando uma audiência infantojuvenil e, quando chegava notícia, perdíamos essa audiência e não ganhávamos a adulta", explica Caique Novis, superintendente da TV Brasil, da emissora EBC.

Para adultos

Às 17h30, dá-se início à programação para adultos, com o programa de entrevista "Sem Censura", conduzido por Vera Barroso. Ele é seguido pelo político "Nos Corredores do Poder", com Roseann Kennedy (18h30), e por "Cenário Econômico", com Adalberto Pioto, às 19h.

Entre as propostas para fisgar o público antenado com cultura há a revista "Fique Ligado", com Gustavo Minari e Ana Luisa Médici, às 20h30 (de segunda a sexta).

Corte de verba

As mudanças na TV Brasil têm sido frequentes desde a última troca de governo, com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Houve cancelamento de programas e também redução de equipe.

No fim de 2017, o ator Pedro Cardoso participaria do "Sem Censura", mas abandonou a entrevista em apoio a uma greve de funcionários da EBC. Segundo Novis, desde 2016, contratos da TV Brasil sofreram cortes que ficam em torno de R$ 45 milhões, o que também teria levado a TV a repensar sua grade.

 

Programação

Destaques da grade da TV Brasil

TV Brasil Animada

Sete horas consecutivas de programação para crianças. Uma novidade é a inclusão da animação Diário de Mika. De segunda a sexta, entre 10h e 17h30; aos sábados e domingos, das 10h às 12h30

Sem Censura

Programa de entrevistas com temas que vão do Ano-Novo Chinês aos escândalos de assédio sexual. Com Vera Barroso, de segunda a sexta, às 17h30

Samba na Gamboa

O sambista Diogo Nogueira comanda o programa voltado ao gênero brasileiro, com entrevistas e apresentações musicais. Sextas, às 21h45

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.