Coleção Folha traz Tchaikovsky e Mozart

'O Lago dos Cisnes' e 'Don Giovanni' ganham adaptações na nova Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças

Cristiane Martins
São Paulo
Cena de "O Lago dos Cisnes", com a São Paulo Companhia de Dança e a Osesp, na Sala São Paulo
Cena de "O Lago dos Cisnes", com a São Paulo Companhia de Dança e a Osesp, na Sala São Paulo - Fabio Furtado/Divulgação

Uma jovem presa a um corpo de cisne à espera de um amor verdadeiro e um cavalheiro à procura de conquistas amorosas são os enredos dos dois volumes que abrem a Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças.

Os livros, que chegam às bancas no domingo (25), aproximam o jovem leitor do universo da música clássica por meio de versões adaptadas e ilustradas das obras, CDs com gravações e passatempos.

O primeiro volume apresenta "O Lago dos Cisnes", de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-93), o balé mais visto da história, considerado por críticos "o clássico dos clássicos".

A obra retrata um casal apaixonado que luta contra grandes obstáculos para ficar junto. Trata ainda de emoções como medo e esperança.

Na narrativa, Odette é uma princesa que deseja voltar a ter uma vida normal, mas só o amor verdadeiro conseguirá romper esse encanto que a aprisiona no corpo de uma ave.

Já Ziegfried é um príncipe que rejeita a imposição da mãe de encontrar uma noiva. Ele foge e acaba encontrando um bando de cisnes, que transformam-se em garotas. E por quem se apaixona? Odette.

A estreia de "O Lago dos Cisnes" ocorreu em 1877, no tradicional teatro Bolshoi de Moscou. A coreografia, considerada muito simples, e a música, tida como refinada demais, causaram espanto.

A composição de Tchaikovsky, escreve o professor Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, "impõe-se sobretudo pela beleza melódica, pelo domínio magistral da orquestração e pela prodigiosa intuição do poder expressivo dos instrumentos". O CD que acompanha o primeiro volume da coleção tem interpretação da Orquestra Sinfônica da Rússia.

RAZÃO E EMOÇÃO

Já o segundo volume da Coleção Folha apresenta "Don Giovanni", obra-prima do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-91). A história é inspirada no mito de Don Juan.

Na versão adaptada, o jovem sedutor só pensa em se divertir, fazendo mulheres se apaixonarem por ele, para logo em seguida abandoná-las. Deixa um rastro de confusão. O Comendador, por exemplo, tenta impedir que sua filha sofra mais com uma desilusão amorosa e desafia Don Giovanni para um duelo mortal.

A obra de Mozart, que aos nove anos escrevia árias, mescla estilos de ópera e aborda a força da liberdade contra convenções sociais e as dificuldades de lidar com as emoções.

Segundo o escritor Gustave Flaubert (1821-80), "as três coisas mais bonitas que Deus fez foram o mar, 'Hamlet' e 'Don Giovanni', de Mozart".

No CD que acompanha o segundo volume, este drama jocoso é interpretado pela Nicolaus Esterházy Sinfonia.

Quem compra o primeiro volume, que custa R$ 19,90, ganha o segundo. A coleção apresentará semanalmente, até setembro, 30 obras clássicas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.