Fotógrafa lança livro sobre herdeiros de Canudos

Mônica Zarattini voltou ao sertão em 2016 para rever aqueles que fotografou em 1989 

Isabella Menon
São Paulo

Após expedição em 1989 a Canudos, a fotógrafa Mônica Zarattini voltou ao sertão em 2016 para rever aqueles que ela tinha fotografado. Os registros das duas viagens deram origem ao livro Plano, Seco e Pontiagudo que será lançado nesta quarta (21).

Na primeira ida ao local, ela participou de uma expedição a Canudos, na Bahia, para uma reportagem especial em homenagem aos 80 anos da morte do repórter e escritor Euclides da Cunha.

Ali, em preto e branco, Zarattini retratou a população da época e a situação precária na qual vivia durante a rota percorrida por Euclides em 1897, que deu origem ao clássico Os Sertões.

Depois de 27 anos da visita ao sertão baiano, Zarattini decidiu retomar ao local a fim de verificar in loco o que havia mudado naquela terra.

Durante 20 dias de expedição, a fotógrafa conta que reencontrou cinco pessoas que havia retratado no passado. Após a visita, Zarattini faz um balanço e acredita que houve uma melhora na vida dos moradores.

Em uma das fotos, devido a falta de eletricidade do local, o lugar era só iluminado por um candeeiro e tive que ligar o flash total da câmera, relembra a Zarattini.

Ela acredita que, com o passar dos anos, o local que foi palco da guerra dos Canudos em 1896 tem mais estrutura e os moradores dali estão bem estruturados. A fotógrafa atribuiu as melhores condições dos moradores aos dez anos do Bolsa Família do governo Lula e do programa Luz para Todos.

Zarattini dedica o livro aos moradores de prédios ocupados em São Paulo. Para ela, há uma semelhança entre os ocupantes e os integrantes do movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro que foram combatidos pelo Exército Brasileiro. Eles não pagavam impostos e usavam as terras que não eram utilizadas de maneira igualitária.

 

Plano, seco e pontiagudo

Lançamento 21/2 às 19h

Onde  DOC Galeria, r. Aspicuelta, 145. tel. (11) 2592-7922

Quanto R$ 80 (76 págs.)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.